EnglishEspañolPortuguês

Curitiba (PR) pode ganhar ambulatórios móveis para animais em risco

11 de junho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

principal6

O vereador Professor Galdino (PSDB) propôs a criação do Projeto AMAR (Ambulatórios Móveis para Animais em Risco). A ideia consiste em equipar ônibus com materiais e mão-de-obra para realizar atendimento veterinário gratuito a animais em situação de risco. Os veículos seriam administrados pela Prefeitura de Curitiba e atuariam nas Regionais.

No projeto de Galdino, também está prevista a realização de castrações nos ônibus do AMAR, visando o controle populacional de cães e gatos na cidade. “Curitiba não conta com nenhuma unidade de atendimento gratuito para animais. Quando nos deparamos com algum cão atropelado ou vítima de maus-tratos, por exemplo, precisamos levá-lo à uma clínica particular para receber os primeiros socorros. Por isso quero a criação dos ambulatórios móveis, para sanar a falta de opção do poder público.”, disse o vereador, que desde 2011 articula a construção de um Hospital Público Veterinário no município, porém, tendo em vista as dificuldades burocráticas e financeiras do poder Executivo, ainda não obteve êxito.

A proposta de Professor Galdino vai ao encontro do Plano de Governo do atual prefeito na defesa animal, que indica a implantação de unidades móveis de atendimento veterinário, mas que ainda não foi concretizado. “As protetoras independentes e ONGs não podem mais fazer o papel que deveria estar a cargo do poder público. Os gastos com taxi-dogs e clínicas veterinárias são altíssimos, e essas entidades não recebem nenhuma contra-partida ou ajuda de custo”, contou o parlamentar.

Fonte: Prof. Galdino

Você viu?

Ir para o topo