EnglishEspañolPortuguês

Cães são envenenados ao comer sanduíche de chumbinho em Palmas (TO)

11 de junho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A morte de animais doméstico por envenenamento tem preocupado moradores da quadra 303 Norte, em Palmas, nos últimos 15 dias. Os dois cães de Maria de Fátima Almeida foram atraídos por um pão recheado com chumbinho. Um morreu. Ela acredita que o veneno foi jogado na área da casa dela por uma pessoa que passava na rua.

O primeiro envenenamento aconteceu no dia 26 de maio. Maria de Fátima acordou de madrugada para levar o cão à clínica veterinária, mas o animal não resistiu. A prova do crime, o sanduíche de chumbinho, foi encontrado na casa dela. Uma semana depois, o outro cachorro da agente também comeu pão envenenado, mas escapou porque foi levado rapidamente para a clínica e vomitou a comida.

Na clínica, a veterinária Aparecida Dallaqua já atendeu vários casos de cães envenenados por chumbinho. O que chama a atenção é que os animais foram envenenados em uma mesma região de Palmas. “Estão acontecendo vários casos na mesma região e de forma sistemática. Tentou matar o cachorro, ele não morreu, [a pessoa] volta, joga veneno novamente até conseguir o êxito”.

Segundo a veterinária, o chumbinho atinge o rim, o fígado e o pulmão e provoca asfixia e insuficiência respiratória. Além disso, o efeito dele é rápido e não tem antídoto, segundo Aparecida “Os sintomas começam a aparecer de 10 a 15 minutos depois dele ter ingerido. Pode ser vômito, diarreia, o animal fica extremamente agitado ou pode ter dificuldades em andar”.

Fonte: G1

 

Você viu?

Ir para o topo