EnglishEspañolPortuguês

Petição exige banimento do Metallica do festival de Glastonbury por caça a ursos

8 de junho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Leonardo Aversa / Agência O Globo
Foto: Leonardo Aversa / Agência O Globo

A presença do Metallica como uma das atrações principais de Glastonbury, na Inglaterra, foi mal recebida desde o início. Mas a banda pode acabar ficando fora do festival por um motivo que não tem nada a ver com a música: o hobby mantido pelo vocalista James Hetfield de caçar ursos.

Membro da Associação Nacional de Rifles dos EUA (NRA, na sigla em inglês), o músico foi escalado para narrar os oito episódios da série de TV “The hunt”, sobre a matança de ursos pardos Kodiak no Alasca.

A notícia foi recebida com revolta por ativistas que defendem os direitos animais e um abaixo-assinado na internet pede que a banda seja excluída do festival. Lançada no dia 25 de maio, a página do Facebook sobre a petição, “Remove Metallica from Glastonbury for their support of bear hunting”, já tem mais de 22 mil curtidas.

“James Hetfield é um grande apreciador da caça. Isto é incompatível com os ideias defendidos pelo festival de Glastonbury, colocando sua reputação na berlinda”, escreveu Richard Fraser, criador da página.

Um porta-voz da campanha disse ao site “NME” que a ação oferece à banda uma chance de se posicionar contra a caça.

“Para muita gente, a ideia de a caça ser normal é abominável. Levantar essa discussão já é ridículo por si só. Nós compartilhamos este planeta com outros seres vivos. É o nosso dever protegê-los de sua maior ameaça: nós”, afirma o comunicado. “Gostaria de acrescentar que não somos particularmente contra o Metallica. Eu faria o mesmo se qualquer outra banda se encontrasse na mesma posição. A fama traz responsabilidade, e por mais que eu aplauda o trabalho que James e os outros integrantes do grupo fizeram em outras causas, isso não os isenta de culpa nesse caso. Também se trata de uma grande oportunidade para que eles se posicionem por uma causa e façam um comentário contra a caça.”

Muitos fãs se manifestaram contra o músico pelo Twitter, apesar da atividade ser regulamentada como um esporte recreativo pelas leis do Alasca.

“Sinto muito, James Hetfield. O Metallica sempre terá meu apoio, mas você, pessoalmente, como caçador, não”

Canal responsável pela produção de “The hunt”, o History Channel soltou um comunicado sobre a polêmica premissa do programa: “Mesmo que a caça de ursos não seja uma tarefa nada fácil, muitos caçadores valorizam antigas tradições e utilizam arco e flecha, rifles de bala única e/ou o mínimo de tecnologia possível”, diz trecho da nota.

A escalação da banda de heavy metal como headliner do tradicional festival foi criticada recentemente por Alex Turner, líder dos Arctic Monkeys, por não ter a sonoridade indie comum entre os artistas que se apresentam em Glastonbury. Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, também cutucou o festival, que seria elitista.

Hetfield ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

Fonte: O Globo

 

 

Você viu?

Ir para o topo