EnglishEspañolPortuguês

Venezuela desenvolve grupos de proteção aos animais abandonados

5 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Por Loren Claire B. Canales (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os cães, gatos e demais animais não estão sozinhos na Venezuela. Existem grupos de pessoas que estão se organizando para defender seus direitos e seu bem-estar. Com este objetivo, surgiram na Venezuela os Coletivos Nevado, que há anos preparam mecanismos para melhorar as condições de vida de animais abandonados e de “animais comunitários”. As informações são do site do governo.

Um dos lugares onde estes coletivos se reúnem para realizar jornadas especiais de atendimento é na praça La Candelaria, em Caracas.

Tal atividade é realizada neste local “todos os domingos, com o esforço dos próprios coletivos, que aprenderam a se organizar. Este é o mesmo poder popular que faz parte do legado do Comandante Hugo Chávez, que nos ensinou a assumir um papel protagonista”, especificou Tadeu Kosma, voluntário do Coletivo Gran Caracas.

nevado

Para ele, estas ações em prol dos animais são positivas para a sociedade em geral. Segundo suas explicações, “é um fato totalmente comprovado que uma sociedade que trata bem os seus animais, é uma sociedade que desenvolve melhores relações interpessoais”.

Em contrapartida, sublinhou que “os estudiosos de criminalística concluem que as pessoas mais violentas (estupradores, assaltantes e outros) começaram maltratando animais”.

Adriana Saffont, voluntária, disse que “as pessoas devem aprender a conviver com a figura do cão e do gato comunitário”, que são aqueles animais que não têm um lar, mas vivem na comunidade.

venezuela2
Foto: Divulgação

Ela salientou a capacidade que os Coletivos Nevado têm para se autogestionarem através de atividades especiais e recebendo doações.

Neste sentido, convidou as pessoas para colaborarem. “Estamos recebendo donativos como insumos veterinários, alimentos para cães e gatos e tudo o que possam doar para poder ajudar os animais que estão vivendo na rua”, enfatizou.

No site eles garantem que o objetivo do coletivo é defender os direitos dos animais e da mãe Terra e se auto definem como animalistas e eco socialistas. Explicam também que o nome “Nevado” é em homenagem ao cão do Libertador Simón Bolívar, que o acompanhou durante muitas viagens e batalhas.

 

Você viu?

Ir para o topo