EnglishEspañolPortuguês

Casal cria cadeira de rodas para cães em Minas Gerais

2 de junho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Casal não mede esforços para fazer animais mais felizes (Foto: Renata Cobo/Arquivo Pessoal)
Casal não mede esforços para fazer animais mais
felizes (Foto: Renata Cobo/Arquivo Pessoal)

Foi através de uma criação da biomédica Renata Lima Teixeira Cobo e do administrador Albano Ferreira Cobo que mais de mil animais em todo o Brasil voltaram a se locomover. O casal criou uma cadeira de rodas com materiais alternativos capaz de devolver alegria ao melhor amigo do homem.

Segundo Renata Cobo, a ideia surgiu quando ela trabalhava no laboratório do Hospital Veterinário de Uberaba e presenciou uma cadela abandonada perder os movimentos após sofrer uma lesão na coluna, em abril de 2012. “A maioria dos funcionários do hospital se apaixonou pela cadela, que levava o nome carinhoso de Princesa, e queria ajudar de alguma forma. Como uma cadeira de rodas tradicional era muito cara, eu e meu marido, que adora desafios, tentamos fazer algo similar. Criamos a primeira cadeira de rodas para cães utilizando tubos de PVC, rodinhas de carrinho de feira, faixas elásticas e um suporte para as patas. Foram cerca de três meses fazendo, testando e adaptando”, relembrou.

A biomédica contou que quando o trabalho ficou pronto, ela colocou a Princesa em cima da cadeira e ela saiu disparada pelo hospital. A felicidade ao ver a alegria da cadela, segundo Renata Cobo, foi o que a motivou a continuar com a invenção. “Esse trabalho significa muito, pois através dele conseguimos diminuir o número de animais mortos por terem perdido os movimentos. É muito gratificante ver aquele animal que ficou tanto tempo deitado ou se arrastando poder correr na cadeirinha”, disse.

Já são dois anos que o casal se dedica a fabricação de cadeirinhas para “cãodeirantes” do Brasil inteiro. Renata Cobo e o marido fazem o trabalho durante os fins de semana e cada estrutura fica pronta de 15 a 30 minutos. Eles já chegaram a fazer 40 cadeiras em um só domingo.

Cães voltam a se locomover com as cadeiras de roda (Foto: Renata Cobo/Arquivo Pessoal)
Cães voltam a se locomover com as cadeiras de roda (Foto: Renata Cobo/Arquivo Pessoal)

O trabalho não gera lucro, mas gera satisfação. Renata Cobo contou que para fazer a cadeira só solicita o material, que tem valor de R$ 70. A mão de obra fica por conta dela e do marido. Quando há a necessidade de enviar a cadeira para fora de Uberaba, o requerente também arca com as despesas de envio. “Gostaríamos de ter condições de não cobrar nem o material nem o envio, mas não é possível arcar com tantos pedidos”, confessou.

As cadeiras são destinadas a animais paraplégicos, tetraplégicos ou com alguma dificuldade de locomoção. “Amamos muito os animais e a nossa missão é proporcionar melhor qualidade de vida aos animal necessitados. Nosso contato para dúvidas ou encomendas é através do e-mail: [email protected] ”, concluiu a biomédica.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo