EnglishEspañolPortuguês

Bombeiros capturam mais um filhote de tucano em Apucarana (PR)

4 de abril de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Mais um filhote de tucano foi capturado por equipe do Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (3) pela manhã, desta vez na Rua Emiliano Perneta, próximo ao Ginásio de Esportes do Jardim Ponta Grossa, na zona norte de Apucarana.

Na quarta-feira à tarde, uma equipe da corporação foi solicitada pela proprietária de uma mercado situado no cruzamento da Rua Paranaguá com a Rua Carlos de Carvalho, no Jardim Ponta Grossa (zona norte da cidade) para capturar um filhote de tucano que havia entrado no estabelecimento comercial.

A ave voava de uma lado para o outro do local e deu muito trabalho para os Bombeiros.

Após serem capturados, os pássaros foram levados para o Parque das Aves de Apucarana sem qualquer tipo de lesão.

A AVE – São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul. Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica a sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal.

Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível proteico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores. São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-os.

Fazem postura de três a quatro ovos, cujo período de incubação é de dezoito dias.

Fonte: tnonline

Você viu?

Ir para o topo