EnglishEspañolPortuguês

Programa de esterilização de cães e gatos continua em Ubatuba (SP)

3 de abril de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Imagem/PMU
Foto: Imagem/PMU

A prefeitura de Ubatuba coloca em andamento o programa de Esterilização de Cães e Gatos, Educação em Saúde e Posse Responsável para controle populacional em 2014 e contempla a região norte da cidade até o próximo dia 19 de dezembro.

O objetivo consiste na castração de cães e gatos de ambos os sexos e a iniciativa acontece em conjunto com ações de educação em saúde e posse responsável das espécies.

Serão atendidos os bairros: Camburi, Picinguaba, Vila Cabeçuda, Vila Damazio, Fazenda da Caixa, Pr. da Fazenda, Almada, Sertão do Ubatumirim, Vila Índia, Estaleiro, Pr. Ubatumirim, Pr. Justa, Vila Rolim, Cambucá, Puruba, Prumirim, Aldeia Boa Vista, Morro do Tiagão, Ranário, Recanto Itamambuca e Condomínio Itamambuca (SAI).

Dez postos para a realização dos procedimentos cirúrgicos ficam à disposição. Eles oferecem cerca de 740 vagas. De acordo com os dados da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2013, a campanha deste ano atenderá 80% dos cães e gatos dos bairros.

Na abertura do programa, em cada posto, acontece uma reunião com os moradores e com os agentes comunitários e enfermeiros do Posto de Saúde do bairro. O encontro conta com palestras e os temas são: Educação em Saúde, Posse Responsável e Cadastro dos Animais.

No último dia 27 de março, o Centro Comunitário do Camburi recebeu a reunião de abertura do programa.

A solenidade contou com a presença do Sr. Jorge Ribeiro da Silva Filh, responsável pela Supervisão de Vigilância em Saúde, das médicas veterinárias do Centro de Controle de Zoonoses, Dra. Márcia Araujo e Dra. Jéssica Rocha, da auxiliar de enfermagem, Fernanda Duarte, da presidente do Centro Comunitário do Camburi, Vanusa e de moradores da região.

Durante o evento, Márcia Araujo ministrou uma palestra sobre: Posse Responsável, Bicho-de-Pé, Raiva e Vacinação Antirrábica, Vantagens da Castração e os Cuidados Antes e Depois da Castração.

Logo depois, os moradores tiraram dúvidas sobre os assuntos expostos com a equipe da Supervisão de Vigilância em Saúde e em seguida foram executados 52 cadastros de cães e gatos.

As castrações no Camburi abrem o programa e os cães do bairro receberão uma aplicação de inseticida tópico para controle do bicho-de-pé, problema frequente na comunidade.

Fonte: Portal R3

 

Você viu?

Ir para o topo