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Prefeitura de Blumenau projeta inaugurar Abrigo Municipal em junho

2 de abril de 2014
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Oito ano após o projeto do Centro de Zoonoses ser encaminhado ao Ministério da Saúde, as obras do agora chamado Abrigo Municipal de Animais estão concentradas na finalização da colocação das telhas e o local deve começar a funcionar em junho. Localizado na rua Curt Klein, uma transversal da rua Dr. Pedro Zimmermann, na Itoupava Central, os trabalhos recomeçaram em fevereiro, após inclusão de R$ 350 mil no orçamento de 2014 da prefeitura.

No local, haverá três espaços, um destinado ao setor administrativo, outro para o canil e gatil e um terceiro que vai servir para isolamento de animais que necessitem de cuidados especiais. O abrigo começou a ser construído em maio de 2011, mas as obras foram impedidas de continuar por problemas técnicos seis meses depois. Em 2012, a construção permaneceu parada por falta de alvará de construção, já que a rua onde a estrutura estava sendo erguida estava irregular. No ano passado, a Diretoria de Bem-Estar Animal solicitou que fossem incluídos os R$ 350 mil no orçamento deste ano para as obras serem finalizadas.

De acordo com o diretor, Eliomar Russi, por ter ficado muito tempo parada, houve prejuízo desde o início da construção ” Em 2011 foram gastos R$ 104 mil com o fundamento e logo depois não continuaram as obras. Houve um prejuízo de cerca de R$ 70 mil devido à depredação, reinstalação do canteiro de obras e defasagem dos valores” conta ele.

O Abrigo Municipal de Animais terá 392 metros quadrados de área construída em um espaço de 1,8 mil metros quadrados. O objetivo principal do espaço, segundo Russi, é recolher animais de rua que necessitem de cuidados ou representem perigo às pessoas. Gatos e cachorros nessas condições passarão por uma triagem, serão tratados e receberão tratamento para deixá-los prontos para adoção.

“Temos que deixar claro que o local será uma casa de passagem enquanto esses animais necessitarem de apoio. Depois eles serão encaminhados ao responsável ou para quem quiser adotá-los” comenta Russi.

A equipe que vai trabalhar no local ainda não está definida, já que na diretoria trabalham apenas o diretor e uma veterinária. Segundo ele, ainda está sendo discutido com a administração a necessidade do número de pessoas que vão trabalhar no local.

Fonte: Jornal de Santa Cantarina

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