EnglishEspañolPortuguês

Caça de golfinhos continua no resto do Japão

15 de março de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

taiji2

Apesar da caça de golfinhos desta temporada em Taiji – que matou 800 e aprisionou 160 em cativeiro – tenha finalmente acabado, a matança no Japão, na verdade, continua durante o ano todo. A prática em Taiji é responsável por apenas uma fração dos aproximados 16.655 pequenos cetáceos (incluindo golfinhos e botos) que o governo japonês permite que sejam mortos. As informações são do The Dodo.

De acordo com um relatório da Environmental Investigation Agency, 3.289 animais de diferentes espécies foram capturados em 2011, enquanto 11.209 foram capturados em 2009. O relatório sugere que uma “diminuição da procura por carne de cetáceos e os crescentes custos econômicos da caça” podem desempenhar um papel na mudança dos números, mas também que há “indícios significativos” de que as populações de cetáceos despencaram, sugerindo que eles são populações de risco ou ameaçadas de extinção.

Alguns deles são capturados através de uma técnica chamada “drive hunting” – que consiste em forçar os animais até uma baía e cercá-los com redes – como o usado em Taiji, enquanto outros são capturados com arpões. O Elsa Nature Conservancy, um grupo ambiental japonês, tem uma lista abrangente das quotas de captura de golfinhos anuais para cada província japonesa. Na planilha abaixo constam os lugares onde ocorrem a prática, juntamente com a técnica utilizada e época da temporada a partir de dados fornecidos por Elsa e a Comissão Baleeira Internacional (CBI) :

Planilha mostra os dados sobre a caça em diferentes cidades
Planilha mostra os dados sobre a caça em diferentes cidades

Você viu?

Ir para o topo