EnglishEspañolPortuguês

Fenômeno natural congela animais na Antártida

31 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação BBC
Foto: Divulgação BBC

Muitos fenômenos que acontecem diariamente na natureza ainda são desconhecidos pelos humanos, mas todos os dias, no mundo inteiro, pesquisadores vão atrás destes fatos estranhos e curiosos com o objetivo de entender melhor o que eles significam e a sua importância para o planeta como um todo.

Um destes fenômenos estranhos e fascinantes que foram registrados por jornalistas e pesquisadores da BBC chama-se Dedo de Gelo da Morte e foi documentado na Antártica. Trata-se de uma grande coluna de gelo que acaba criando uma formação em direção ao fundo do oceano. Quando ele toca nesta parte, ele congela e mata todos os animais que moram em um determinado círculo ao redor.

A explicação que os cientistas dão para este fenômeno é a seguinte: as temperaturas no fundo do mar são sempre mais altas que acima da superfície, o que faz com que os fluxos de calor vindos do mar quente até ao ar frio formem gelo. À superfície, na água salgada, tende a solidificar e, nesse processo, se une em torno da mesma coluna, como se fosse uma gigantesca “estalactite”. À medida que esse tubo de gelo vai descendo para as profundezas do mar, vai entrando em contato com uma temperatura mais amena.

Quando esta formação consegue alcançar o fundo do oceano é possível perceber que o gelo acaba se espalhando, como se fosse um líquido derramado, com a diferença que este gelo acaba destruindo tudo o que toca. Neste momento, qualquer planta ou animal que esteja no caminho do Dedo de Gelo acaba morrendo em virtude do choque térmico e também pelo fato de ficarem presos no gelo, incluindo peixes, estrelas-do-mar, ouriços, dentre outros.

De acordo com os pesquisadores da BBC, quando começa o fenômeno leva em torno de seis horas para que a coluna de gelo se forme por completo e toque no fundo do mar.

Fonte: Paraíba

Você viu?

Ir para o topo