EnglishEspañolPortuguês

Cães e gatos de Sergipe já podem ter passaporte gratuito

31 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Vera Lúcia Miñan explica o que é necessário para fazer o passaporte animal (Foto: Marina Fontenele/G1)
Vera Lúcia Miñan explica o que é necessário para fazer o passaporte animal (Foto: Marina Fontenele/G1)

Quem não desgruda do animal doméstico mesmo no momento de lazer ou mudança de país agora tem uma facilidade maior para conseguir autorização para viagens. O passaporte animal já pode ser emitido gratuitamente pelo Ministério da Agricultura, ele tem validade ilimitada e garante a segurança dos países de origem e destino, pois há um controle de saúde ainda mais eficaz. Em Sergipe, o documento pode ser solicitado na Superintendência Federal da Agricultura (SFE), localizada na Avenida Doutor Carlos Firpo, 428, 2º andar, no Centro de Aracaju. Documento tem o prazo de 30 dias para ser entregue.

Antes da instrução normativa que determina as novas regras entrar em vigor no final de fevereiro deste ano, era necessário comparecer à sede da SFE para pegar uma declaração válida por apenas 10 dias, ato que deveria ser repetido a cada viagem.

“Em 2013 foram emitidas 20 declarações para viagens internacionais de animais domésticos somente em Sergipe, é um número representativo para o menor estado da federação”, explica Vera Lúcia Miñan de Oliveira, fiscal federal agropecuária.

Entre os requisitos exigidos para a emissão do passaporte animal nascido no Brasil estão: implantar um microchip com todas as informações do animal e do tutor (procedimento é indolor e dispositivo fica sob a pele da região do pescoço), apresentar a carteira de vacinação para cães e gatos adultos e atestado de saúde fornecido por um veterinário. Para entrada em países da União Europeia é preciso mostrar resultado de exame de sorologia de raiva.

Além dessas recomendações, os animais também precisam ser bem cuidados e não ter pulgas ou carrapatos. “Assim como os documentos dos humanos, o passaporte de cães e gatos é confeccionado em papel moeda, com timbre de segurança e deve ser feito o registro de ocorrência em delegacia se for perdido”, destaca Vera Miñan. Mais informações através dos telefones (79) 3205-4916 ou 4900 e pelo e-mail [email protected].

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo