EnglishEspañolPortuguês

Pesquisa afirma que pandas adoram sabores doces

27 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Apesar da concepção popular de pandas gigantes mastigando bambus continuamente para darem conta de seu apetite voraz, uma nova pesquisa do Monell Center revela que esta espécie em perigo de extinção também tem uma queda por doces. Uma combinação de estudos comportamentais e genéticos moleculares demonstraram que o animal possui receptores de sabor doce, e também demonstram uma forte preferência por alguns adoçantes naturais, como a frutose e sacarose.

“O exame do código genético do animal pode nos dar pistas de como era a sua dieta no passado, um conhecimento que é particularmente importante para animais em extinção em cativeiro”,  ressalta a autora do estudo, Danielle Reed, geneticista comportamental de Monell. “Este processo pode fornecer informações sobre como manter a saúde das espécies.”

Os pesquisadores de Monell estudaram os pandas gigantes como parte de um projeto de longo prazo focado na compreensão de como as preferências alimentares e a seleção da dieta são moldadas por genes dos receptores do gosto.

Apesar de pandas gigantes e gatos pertencerem à mesma ordem taxonômica, a Carnivora, os pandas gigantes têm uma dieta muito diferente, já que se alimentam quase que exclusivamente de bambu.

Lembrando que o bambu é uma gramínea que contém uma pequena quantidade de açúcar e não tem gosto doce para humanos, os pesquisadores se perguntaram se pandas gigantes, assim como os gatos, perderam a percepção do gosto doce. Uma outra possibilidade é que o panda mantém os receptores do sabor doce, semelhantes a outros mamíferos que se alimentam de plantas.

No estudo, publicado no site do jornal “PLOS One”, oito pandas gigantes com idade entre três e 22 anos foram analisados por seis meses no Centro de Resgate e Criação de Animais Selvagens de Shaanxi, na China.

Para os testes de preferência de gosto, os pesquisadores deram duas taças de líquido para os animais e deixaram que bebessem por cinco minutos. Uma bacia continha água e, na outra, uma solução de água misturada com seis diferentes açúcares naturais: frutose, galactose, glicose, lactose, maltose e sacarose. Esta foi a bacia mais popular entre os animais.

” Este é o primeiro estudo voltado para a percepção gustativa dos pandas gigantes e relacionado ao seu comportamento alimentar”, conta Peihya Jiang, biólogo molecular de Monell. ” Esperamos continuar com esta pesquisa para, agora, apurarmos sua percepção do gosto amargo. Os resultados podem ter implicações significativas na conservação dessa espécie ameaçada de extinção, com seus habitats cada vez mais devastados.”

Fonte: Yahoo Notícias

Você viu?

Ir para o topo