EnglishEspañolPortuguês

Lei visa criminalizar o registro secreto de animais em fazendas de Kentucky

27 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

pig

Lei que visa criminalizar a captação de imagens secretas de operações em fazendas de criação animal avançou no Senado de Kentucky na terça-feira com o apoio da organização fazendeira mais influente do estado. As informações são do The Gleaner.

A medida tornaria uma contravenção o acesso de um indivíduo a uma fazenda particular sob falsos pretextos  para filmar ou fotografar as atividades sem o consentimento do proprietário. Os infratores podem pegar até 90 dias de prisão e uma multa de US$ 250.

“É uma prioridade muito grande porque nós estamos vendo uma tendência”, disse Jeff Harper, diretor de relações públicas do Kentucky Farm Bureau. “Agora isto está vindo para Kentucky, e como uma organização pecuarista nós pensamos que é nosso dever … tomar alguma atitude.”

A proposta foi denunciada pela Humane Society dos Estados Unidos.

“A proposta ocorreu cerca de um mês depois de uma investigação secreta revelar a crueldade contra os animais em uma fazenda de porcos em Western Kentucky”, disse Paul Shapiro, vice-presidente de proteção animal da Humane Society. “Vídeos e fotos mostram grandes suínos confinados em gaiolas tão pequenas que não podem se virar, e mostrou porcas sendo alimentadas com restos de leitões doentes”, disse ele.

Nos últimos anos, grupos de direitos animais lançaram filmes secretos em outros lugares do país expondo casos de abuso contra animais em matadouros e fazendas. Agora, a indústria de carne do estado está tentando silenciar os denunciantes. “Isso realmente mostra o quanto a indústria da carne tem a esconder”, afirmou Shapiro.

Apoiadores dizem que a lei visa impedir intrusos na propriedade privada. Se o Senado aprovar o projeto, ele irá retornar para a Câmara. A versão da Câmara não incluiu atribuições feitas pela comissão do Senado.

A Humane Society vai apelar que os membros Câmara rejeitem as mudanças do Senado, disse Shapiro. A chamada “ag gag” ou lei da mordaça, foi adicionada a um projeto de lei que originalmente procurava impedir que abrigos de animais usassem câmaras de gás como uma forma de induzir a morte de cães e gatos.

No início do mês uma lei similar foi aprovada no estado de Idaho.

Você viu?

Ir para o topo