EnglishEspañolPortuguês

Secretaria do Meio Ambiente de Ijuí detecta produto que matou peixes

26 de março de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

Secretaria do Meio Ambiente de Ijuí recebeu informações da comunidade ijuiense de que no dia 13 de março havia peixes mortos no Arroio Espinho, no bairro Storch. A espécie de peixes que morreu foi a do jundiá, única que consegue viver nestes ambientes com pouca luminosidade, esgoto e com baixo oxigênio.

Ainda no mesmo dia foram coletadas amostras da água em quatro pontos diferentes nos córregos do município. Foram 12 tipos de análises feitas, biológica, mineral e da qualidade da água. “O resultado recebido ontem, 24, foi que num ponto existia 5,52 miligramas por litro de surfactantes aniônicos, elemento existente nos detergentes, oriundos de lavagem de qualquer espécie, passando do limite que é de 0,5 miligramas por litro”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Valmir José de Quadros.

Agora a mencionada pasta realiza mapeamento nos locais que usam este produto em abundância, com notificação para que todos realizem o licenciamento ambiental. Valmir salienta que fica o alerta para a população que faz uso desses materiais para que racionalizem o detergente dentro de uma quantidade moderada.

Fonte: Rádio Progresso

Você viu?

Ir para o topo