EnglishEspañolPortuguês

Cachorros são órfãos do crescimento urbano em Jundiaí (SP)

26 de março de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Jundiaí (SP) cresce a uma taxa maior que a média do estado todo e, de acordo com o Secovi, foram mais de 14 mil novas residências em três anos. Como a maioria desses imóveis são apartamentos, há uma demanda bastante específica que é relativa aos animais domésticos.

Alessandra Borim é ativista da causa animal e também pede hospital veterinário. (Foto: Grace Sanches/ Bom Dia)
Alessandra Borim é ativista da causa animal e também pede hospital veterinário. (Foto: Grace Sanches/ Bom Dia)

Alguns cachorros, por exemplo, costumam ficar mais agitados quando não têm espaço para correr e os parques da cidade não estão preparados para comportar os animais. A população improvisa como pode e chega a eleger locais como os “cachorródromos”, mas os problemas aparecem.

Um desses locais já foi o bairro da Malota, onde havia um espaço próximo aos condomínios que era ponto de encontro certo para quem mora em apartamento e tem cachorro. Porém os carrapatos começaram a incomodar e o passeio foi substituído pelo final da avenida 9 de Julho, próximo da Prefeito Luiz Latorre.

“O problema é que lá não tem um espaço adequado e, por ser improvisado, as pessoas também acabam achando que não têm obrigações e deixam os dejetos dos cachorros por lá”, explica Ivy Geromini, que tem dois cachorros em seu apartamento e já tentou de tudo para que eles tenham onde correr. Segundo ela diz, “é uma questão de solução simples, já que o custo é baixo e o benefício é muito grande. Existe até um abaixo assinado sendo feito na cidade sobre a criação de um dog park Jundiaí. É estranho poder levar o cachorro ao shopping, mas ao parque não.”

Dog Park, do inglês, parque dos cachorros, é um espaço geralmente construído em parques públicos, com um alambrado delimitando o local onde os cachorros podem ser deixados livres para correr e conviver sem que estejam em risco ou coloquem outras pessoas em risco. Em São Paulo há diversos desses espaços hoje em dia.

Audiência pública amanhã vai discutir ações em saúde animal

Uma audiência pública que acontece amanhã, às 19h, na Câmara Municipal em Jundiaí discute a criação de um atendimento veterinário público na cidade. O evento é aberto a toda a população e os apoiadores da causa animal já foram convidados.

Um dos projetos em discussão é o Projeto de Lei 11.467/2014, de autoria do vereador Leandro Palmarini, que institui o Serviço Municipal de Atendimento Médico Veterinário para animais domésticos (cães e gatos) da população de baixa renda, através de um Hospital Veterinário Público e de uma Unidade Móvel Equipada.

O projeto contempla ainda ações de conscientização sobre tutela e guarda responsável de animais domésticos, zoonoses, vacinação, vermifugação e primeiros socorros simples.

Espaço para lazer seria mais qualidade de vida

“Não são todos os bairros que têm praças grandes para que os animais possam passear”, afirma a esteticista animal Alessandra Borim. Ela é ativista da causa animal e defende a criação de um hospital veterinário público para atender a demanda dos animais abandonados da cidade. “Nós cuidamos dos animais, mas sem ajuda do poder público, somos poucos. Um hospital ajudaria muito”, afirma Alessandra

1 mil animais abandonados é a média em Jundiaí.

Maioria abandonada é de cachorros
Segundo Alessandra, a maioria dos animais abandonados nas ruas de Jundiaí são cachorros. Mesmo porque, os gatos são mais independentes.

Fonte: Bom Dia

Você viu?

Ir para o topo