EnglishEspañolPortuguês

Cemitério de Piracicaba ganhará 'Big Brother' contra o abandono de gatos

24 de março de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

 

Cerca de 250 gatos vivem atualmente no Cemitério da Saudade, em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Cerca de 250 gatos vivem atualmente no Cemitério da Saudade, em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)

Compromisso firmado entre a Prefeitura de Piracicaba (SP), o Ministério Público (MP) e a Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais (SPPA) prevê a instalação de câmeras de vigilância no Cemitério da Saudade, o maior e mais antigo do município, para evitar abandono e maus-tratos de gatos no local. A Prefeitura arcará com a despesa, mas ainda não definiu quanto será gasto e nem prazo para o início do “Big Brother”.

Cerca de 250 gatos vivem atualmente no local, construído na região da Vila Monteiro. A maioria foi abandonada, segundo a administração municipal. O acordo assinado no MP integra um inquérito civil aberto em 2012 para apurar denúncias de crimes contra os animais.

Protetores independentes e vizinhos fornecem ração e água (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Protetores independentes e vizinhos fornecem
ração e água (Foto: Thomaz Fernandes/G1)

A SPPA documentou ocorrências envolvendo mortes por envenenamento e até por espancamento e o promotor Fábio Salem Carvalho decidiu investigar. A entidade também castrou a maioria dos felinos para evitar o aumento da população.

A Prefeitura de Piracicaba chegou a propor a construção de um gatil avaliado em R$ 600 mil para acomodar os animais, mas o projeto foi considerado inviável para resolver o problema.

Em nota, o governo informou que ainda vai fazer um estudo técnico para definir os detalhes do sistema de vigilância eletrônica do cemitério, que não tem prazo para sair.

As câmeras, conforme a Prefeitura, serão usadas apenas para monitorar os gatos. Não está prevista a utilização para flagrantes de furtos e atos de vandalismo nos túmulos, informou a assessoria de imprensa do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB).

Questionada sobre os projetos públicos destinados aos gatos do cemitério, a Secretaria da Saúde respondeu que o Canil Municipal acolhe apenas gatos doentes e que desde fevereiro o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) voltou a realizar cirurgias de castração em cães e gatos de forma gratuita.

Moradores do entorno do Cemitério da Saudade, inaugurado em dezembro de 1872, e também grupos independentes de protetores de animais se revezam para fornecer ração e água aos gatos, que passam a maior parte do dia deitados entre os jazigos, esculturas e vasos de plantas.

Roteiro turístico

O Cemitério da Saudade também é considerado ponto turístico. Com túmulos de personalidades que fizeram parte da história do município e do país, o local ganhou roteiro de visitação, que passa por 29 sepulturas de políticos, empresários, religiosos, pessoas ligadas à literatura e à cultura em geral, além de voluntários que lutaram na Revolução de 1932.

Compromisso entre Prefeitura e MP prevê instalação de câmeras no cemitério (Foto: Thomaz Fernandes/G1
Compromisso entre Prefeitura e MP prevê instalação de câmeras no cemitério (Foto: Thomaz Fernandes/G1

Entre os jazigos incluídos no roteiro estão o do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente José de Morais e Barros, e de Nelson Machado Sant’Ana, conhecido como bebê da chupeta e a quem são atribuídos milagres.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo