EnglishEspañolPortuguês

Animais carentes recebem atendimento em clínica de São Bernardo

24 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Comida, água, banho, vacina, cuidados. Para além do afeto que o ser humano tem pelos animais domésticos, cuidar deles é também um caso de saúde pública. Embora a prefeituras mantenham centros de zoonoses, nem sempre são suficientes para dar conta de todos os animais que vivem na rua, muitas vezes fruto de abandono de antigos tutores.

Por amor à profissão e aos animais, a veterinária Ana Carolina Teixeira Ibelli montou no Rudge Ramos, em São Bernardo (SP), um centro de veterinária (que leva o nome da profissional) e lá trata e cuida de animais considerados carentes, seja por terem sido abandonados nas ruas, seja por serem tutelados por uma família sem condições financeiras de realizar tratamentos médicos nos animais.

Cirurgias, banho e tosa, exames de rotina, vacinação, tudo é feito pelos profissionais da clínica, que funciona 24 horas por dia e conta com oito veterinários. Para trabalhar no local, o profissional tem de estar disposto a fazer também o trabalho voluntário.

“Faço isso por amor aos animais. Para trabalhar aqui, um pré-requisito é querer, além de fazer os trabalhos normais, as consultas cobradas, atender os animais que não trarão nenhum retorno financeiro”, afirmou Ana Carolina.

Campanha

Todo mês a clínica organiza uma campanha de atendimento gratuito ou a preços econômicos. Neste mês de março a campanha é de vacinação. A maioria dos animais que chega à clínica é trazida por entidades de proteção dos animais, que mantêm contato permanente com a veterinária. Mas há também carroceiros que levam seus animais para tomar banho e vacina, e animais de rua trazidos por vizinhos e conhecidos dos funcionários da clínica.

“Os carroceiros passam, ficam sabendo que fazemos o trabalho voluntário e deixam os animais aqui. Seguem as nossas recomendações. Quando pedimos para eles voltaram em 15 dias para refazer os exames, voltam certinho. Quando os animais ficam com a gente por um tempo, ao voltar para o tutor ficam muito felizes.”

Para receber o tratamento gratuito, os animais têm de ser comprovadamente carentes, o que exige cuidado e critério dos profissionais. O centro veterinário fica na avenida Senador Vergueiro, 4.222, no Rudge Ramos, em São Bernardo.

Fonte: ACIAM

 

Você viu?

Ir para o topo