EnglishEspañolPortuguês

Ibama apreende mais de 200 kg de caranguejo no Grande Recife (PE)

22 de março de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Caranguejos estavam sendo transportados em sacos (Foto: Ibama / Divulgalção)
Caranguejos estavam sendo transportados em
sacos (Foto: Ibama / Divulgalção)

Durante a madrugada desta sexta-feira (21), mais de 200 quilos de caranguejos vivos foram apreendidos na BR-101, em Igarassu, Grande Recife (PE). Essa época é considerada propícia à reprodução desses animais e, por isso, fica proibida a captura deles. A ação foi realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As 2 mil unidades do crustáceo estavam sendo transportadas em uma Kombi e seriam comercializadas na Região Metropolitana do Recife, de acordo com depoimento dado pelo motorista. Ele foi autuado pelo Ibama, multado em R$ 11.120 e vai responder processo por crime ambiental. Se condenado, pode pegar até três anos de prisão.

Devido à época do acasalamento, os animais ficam mais suscetíveis à captura. Durante este período, estão proibidos a captura, o transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização do caranguejo. Os animais já foram devolvidos à natureza, em um mangue de Goiana, na Mata Norte.

Animais foram devolvidos para o mangue (Foto: Ibama/Divulgalção)
Animais foram devolvidos para o mangue (Foto: Ibama/Divulgalção)

Fonte: G1

Nota da Redação: Apesar dos caranguejos terem sido devolvidos à natureza, muitos desses animais, fora da época de acasalamento, são capturados legalmente para serem mortos e consumidos e não são protegidos pelo Ibama e nenhum outro órgão governamental.

 

Você viu?

Ir para o topo