EnglishEspañolPortuguês

Zoológico da Croácia irá fechar após décadas de abuso e maus-tratos

19 de março de 2014
4 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Ursos são mantidos em jaulas minúsculas, sendo vistos inquietos e maltratados. A prisão torna-os deprimidos e violentos. Foto: YouTube
Ursos são mantidos em jaulas minúsculas e são vistos inquietos e maltratados.  A prisão torna-os deprimidos e violentos. (Foto: YouTube)

O Split Science Museum and Zoo, que está na segunda maior cidade da Croácia, Split, vai realocar os animais para diferentes zoológicos de todo o país. O anúncio foi feito depois de inúmeras queixas de que os animais estavam vivendo em condições precárias, como em jaulas pequenas e sujas, tornando-os visivelmente deprimidos. As informações são do Daily Mail.

O fechamento foi anunciado pelo vice-prefeito de Split, Goran Kovacevic, que disse: “Pedimos que o gerente do zoológico inicie os preparativos e elabore um programa para transferir todos os animais”.

Animais como porcos são mantidos em condições precárias, e turistas afirmam que a situação chega a um nível abusivo. Foto: YouTube
Animais como porcos são mantidos em condições precárias, e turistas afirmam que a situação chega a um nível abusivo. (Foto: YouTube)

Os macacos serão enviados para a Alemanha, mas a gerência ainda está à procura de uma solução de habitação para um tigre de 14 anos de idade. O estabelecimento, aberto desde 1924 e que chegou a abrigar 450 animais de 55 espécies, é alvo de críticas severas no site Tripadvisor, com frequentes declarações como “vergonhoso” e “terrível” por parte de visitantes que optam por deixar um comentário.

Um visitante disse em seu depoimento: “O zoológico de Split está localizado no topo da Marjan Hill, infelizmente no topo da colina você encontrará um lugar muito triste e lágrimas podem facilmente molhar os seus olhos. Há uma pequena variedade de animais, incluindo ursos, lobos, burros e macacos. Algumas das gaiolas são ridiculamente pequenas e os animais não parecem felizes. A jaula mais chocante era a dos maiores animais do zoológico – ursos. A jaula do tigre era também igualmente pequena, mas não havia nenhum tigre nela, talvez ele estivesse dentro de algo que parecia uma casinha de cachorro de pesadelos com pequenas janelas. Tudo no local é uma experiência terrível”.

Outro visitante afirmou: “este é um terrível lugar para animais que vivem em pequenas jaulas – eles parecem miseráveis e deprimidos”.

E um outro simplesmente escreveu: “É monstruoso”.

Animais de diferentes espécies ficam juntos para socializar em áreas indiscriminadas, pois o número de jaulas é insuficiente. Foto: YouTube
Animais de diferentes espécies ficam juntos para socializar em áreas indiscriminadas, pois o número de jaulas é insuficiente. (Foto: YouTube)

Devido às terríveis condições, o estabelecimento conquistou uma má reputação durante muitos anos, e diversas campanhas e protestos foram feitos contra o local. Grupos tentam fechar o zoológico desde 2006, e obtiveram um avanço há alguns anos quando os gerentes decidiram parar de aceitar novos animais. No entanto, até então eles não tinham decidido fechá-lo.

O ativista Srdjan Marinic disse ao Jornal Jutarjni List: “Os ursos vivem em uma pequena clausura de concreto. Até há pouco tempo havia cinco lobos em uma jaula e eles tinham tão pouco espaço que constantemente atacavam uns aos outros”.

Uma vez fechado, o zoológico será transformado em um parque de recreações onde haverá um playground, um jardim botânico e um local cercado para animais domésticos, de acordo com o vice-prefeito.

 Nota da Redação: Zoológicos são alvos constantes de críticas por serem estabelecimentos que não se preocupam com o estado dos animais e tratam os mesmos como objetos descartáveis. Animais têm sua liberdade roubada e são confinados durante toda a vida dentro de jaulas para que empresários possam lucrar com este tipo de exploração. Esses animais sofrem de doenças e de distúrbios psicológicos e comportamentais devido ao estresse a que são submetidos. Infelizmente os “prisioneiros” de Split serão transferidos a outros zoológicos onde continuarão sendo abusados e exibidos ao público por dinheiro. Não existem bons zoológicos, todos eles são responsáveis pela aprisionamento de inocentes, não importa o tamanho das jaulas. Os animais deveriam ser transferidos a santuários de vida selvagem onde seriam cuidados por pessoas especializadas e poderiam desfrutar de melhor qualidade de vida em um local livre de abusos.

Você viu?

Ir para o topo