EnglishEspañolPortuguês

Tribunal decide contra a caça de bisões no Parque Nacional de Yellowstone (EUA)

17 de março de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

bison

O Parque Nacional de Yellowstone (EUA) no mês passado iniciou uma campanha de caça para capturar e matar os bisões que vivem no local para impedi-los de vaguear fora dos limites do parque. Grupos agrícolas afirmam que esses animais podem espalhar brucelose para o gado. Outros acreditam que os búfalos são um incômodo quando autorizados a andar livremente. O Park County, o Park County Stockgrowers Association e o Montana Farm Bureau iniciaram petições contra a expansão do território dos bisões. As informações são do One Green Planet.

O parque é um dos poucos lugares na América do Norte, onde esses animais vivem em estado selvagem. Yellowstone estima que a população atual seja de aproximadamente 4.600.

Mas desta vez, os direitos animais triunfaram sobre os interesses agrícolas. No dia 12 de março, o Supremo Tribunal ao lado de partidários em defesa dos bisões decidiram em favor de deixá-los percorrer através de 70 mil hectares de pastagens fora do limite de Yellowstone. A decisão confirma o parecer de fevereiro de 2012 que concede o acesso desses animais à Bacia de Gardener até 1º de Maio de cada ano. Advogado do Earthjustice, Tim Preso, que lutou a favor dos bisões, diz: “A decisão de hoje do Supremo Tribunal representa uma vitória para todos aqueles que querem ver o bisão selvagem como uma parte viva da paisagem de Montana.”

Esses animais ainda são as únicas espécies selvagens confinadas dentro dos limites de Yellowstone, mas este caso pode abrir um precedente para permitir que eles, eventualmente, migrem para fora do Parque durante todo o ano.

Você viu?

Ir para o topo