EnglishEspañolPortuguês

Jovens encontram lontra em Jaboatão dos Guararapes (PE)

16 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

 

 (Foto: Reprodução/TV Globo)
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma lontra, animal raro em Pernambuco, foi encontrada por adolescentes na Lagoa do Náutico, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Neste sábado (15), um grupo de ambientalistas levou o animal para uma área protegida.

A lontra foi capturada por três adolescentes que não foram identificados. Eles passaram uma corda no pescoço dela e foram pra rua. “Passou uma viatura da Polícia Militar e apreendeu esse animal e nos contactou pra que a gente fizesse o resgate dele e devolvesse à natureza”, contou Manoel Tabosa, presidente da Associação de Defesa do Meio Ambiente de Pernambuco (Ademape).

O animal encontrado foi um macho. A lontra é um mamífero carnívoro que lembra uma foca e vive nos rios e estuários. Hoje, em Pernambuco, é muito difícil de ser encontrada. Tornou-se uma espécie rara e ameaçada de extinção. Por isso a preocupação de devolver o animal à natureza, em vez de levá-lo para um zoológico, por exemplo.

Os ambientalistas têm uma suposição sobre de onde a lontra veio. “Por ser um animal que tem por habitat grandes rios, é possível que ela tenha vindo do Rio Jaboatão ou do Rio Pirapama, porque ela foi encontrada muito próximo do estuário do Rio Jaboatão. E com isso, ela deve ter perdido o caminho e acabou chegando na Lagoa do Náutico. A lagoa não tem saída. Então, ela ficou ali, um alvo fácil”, observa Tabosa

O animal foi levado para a Unidade de Conservação do Gujaú, em Jaboatão. O local é administrado pela Compesa e tem muita água, além de estar localizado dentro de uma mata onde o acesso é proibido. Ainda dentro da caixa, deu pra perceber que o animal estava muito cansado, com o fôlego bem curto. Quando foi libertada, a lontra deu poucos passos e logo parou.

A expectativa era que depois de solta, a lontra fosse direto para a água, mas ela preferiu ficar na mata. “A lontra é um animal de hábito noturno. Então, é comum a gente ter soltado ela e ela ter procurado um lugar pra descansar. Ela tá realmente um pouco debilitada por conta do estresse, mas já está se recuperando e certamente, à noite, ela vai estar ativa pra caçar”, afirmou Tabosa.

A orientação dos especialistas é de que ao encontrar qualquer animal silvestre, deve-se isolar a área e ligar para a Secretaria de Meio Ambiente da cidade ou para a Associação de Defesa do Meio Ambiente de Pernambuco (Ademape).

Fonte: G1 

Você viu?

Ir para o topo