EnglishEspañolPortuguês

Equipes procuram baleia que se enroscou em redes e boias no Havaí

15 de março de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

 

Baleia jubarte foi flagrada presa a redes de pesca e boias vermelhas perto da ilha de Niihau, no Havaí (Foto: AP/Courtesy Holoholo Charter)
Baleia jubarte foi flagrada presa a redes de pesca e boias vermelhas perto da ilha de Niihau, no Havaí (Foto: AP/Courtesy Holoholo Charter)

Uma baleia jubarte de mais de 30 metros de comprimento está sendo procurada pelas autoridades norte-americanas na região do Havaí. A baleia foi vista presa a redes de pesca acopladas a duas boias de plástico vermelho. Segundo pescadores, a baleia estaria presa a um emaranhado de 50 a 60 metros de linha de pesca.

A baleia foi vista pela última vez perto de mais pequena ilha do Havaí, Niihau. Um capitão de um barco de turismo avistou o animal preso às redes de pesca e pediu ajuda.

Ed Lyman, coordenador de um santuário para baleias jubartes no Havaí, acredita que a baleia não tenha ainda conseguido se desvencilhar das redes. E que se não for encontrada rapidamente ela poderá não sobreviver. Ele acredita que as boias vermelhas presas junto à baleia vão facilitar a sua identificação.

Lyman explicou que a baleia deve ter se enroscado na região do Alasca e seguido até o Havaí carregando as redes de pesca. Segundo ele, a equipe do santuário já conseguiu livrar 19 baleias que ficaram enroscadas com equipamento de pescas. Segundo Lyman, em média acontecem três incidentes por ano.

Fonte: G1 

Você viu?

Ir para o topo