EnglishEspañolPortuguês

Ursos se recuperam juntos após dolorosa experiência em fazenda de extração de bile

14 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

urso1

No início de janeiro de 2013 seis ursos foram resgatados de fazendas de extração de bile e encaminhados a um santuário da organização Animals Asia, na China. A partir daquele momento, a existência desses animais mudou de dolorosas extrações diárias em gaiolas minúsculas para a reabilitação e o início de uma nova vida e amizades. As informações são do site da Animals Asia.

Não foi exatamente amor à primeira vista entre Peter e Shamrock, mas depois de compartilharem experiências e devido à persistência de Peter –  o único urso macho entre cinco fêmeas resgatadas – logo esses dois se tornaram grandes amigos. A relação de amizade entre ambos floresceu conforme se recuperavam de anos de triste e doloroso isolamento em pequenas jaulas.

urso4

Peter chegou na menor gaiola. Ele estava com uma fome voraz e os funcionários informaram que ele comeu tudo o que foi oferecido, em segundos. Seus ferimentos eram consideráveis ​​- sola das patas extremamente grossas e com cortes causados pelas barras de sua jaula; uma lesão ulcerada em volta do local de onde a bile era extraída; e a vesícula cheia de cicatrizes. Shamrock estava um pouco melhor. Ela estava com suas patas sangrando, e seu corpo coberto de feridas – especialmente na cabeça, onde ela bateu contra a jaula ao longo de seus anos na fazenda.

Os ursos-pretos-asiáticos são confinados por 30 anos dentro de celas e têm a bile extraída de suas vesículas por cateteres e bisturis enquanto seus corpos permanecem abertos. Com fome, desidratados e maltratados, esta é a vida que esses animais levam unicamente para servirem ao consumo humano. Sua bile é usada por conter supostas propriedades medicinais. Esses animais são confinados e reproduzidos em fazendas e já somam mais de 14 mil somente na China e no Vietnã.

urso3 urso2

Depois de um exame médico completo, os dois passaram alguns meses sozinhos em tocas individuais para se recuperar. Eventualmente, eles foram apresentados. No início, estavam inseguros, mas a desconfiança logo deu lugar à amizade.

Apesar deste grande avanço, os dois animais ainda não foram introduzidos na população maior de ursos em Chengdu. Sua obsessão por comida levou um tempo para se acalmar. Eles eram superprotetores com qualquer coisa que quisessem comer. Por enquanto eles têm seus próprios abrigos privados e jardins anexos. Mas quando chegar o momento de se juntarem aos seus novos amigos – eles irão juntos.

Você viu?

Ir para o topo