EnglishEspañolPortuguês

ONG afirma que carne de cavalo da América é de animais maltratados

14 de março de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A organização defensora dos animais, Gaya denunciou nesta quinta-feira os maus-tratos que sofrem muitos cavalos criados em países da América Latina e da América do Norte destinados ao consumo e que têm a carne exportada para a União Europeia.

Este é o estudo mais amplo realizado sobre o assunto, para o qual foram realizadas visitas a centros de agrupamento de cavalos e matadouros de Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos e Canadá entre março de 2012 e janeiro de 2014.

As conclusões denunciam o tratamento cruel que os animais sofrem durante o transporte, frequentemente a bordo de veículos não adaptados e sobrecarregados que não dispõem de água nem alimentos, condições que foram detectadas na Argentina e nos Estados Unidos.

Também mencionou que “o uso da violência é moeda corrente na hora de carregar os animais nos caminhões” e que, quando estão gravemente doentes e moribundos, são abandonados à própria sorte sem receber nenhum tipo de cuidado médico.

E faz referência ao uso de aguilhões elétricos, proibidos na UE.

Diante da situação, a Gaya opinou que os governantes da União Europeia e as grandes empresas deveriam “assumir suas responsabilidades e suspender a importação de carne de cavalo da América”.

Segundo o presidente da organização, Michel Vandenbosch, as primeiras revelações do relatório demonstram que nada mudou nos últimos anos e que as condições de transporte e de sacrifício nesses países continuam a ser “abomináveis”.

Além disso, o relatório sustenta que os matadouros chegam também cavalos de corridas, frequentemente tratados com fenilbutazona, um anti-inflamatório potencialmente prejudicial para os seres humanos e que na Argentina e Uruguai é vendido sem prescrição médica.

“Não se realiza nenhum controle a respeito, e não é obrigatório mencionar o uso deste remédio no passaporte do cavalo. Portanto, não se pode afirmar com certeza que esta carne de cavalo está livre de risco para o consumidor”, indicou a organização.

Além disso alguns animais que chegam ao mercado foram sequestrados, o que torna impossível realizar a rastreabilidade da origem.

“É preciso suspender ou, ainda melhor, proibir a importação de carne de cavalo da América até que em todos os elos da cadeia garantam o bem-estar dos animais e a rastreabilidade”, recomenda Vandenbosch.

Fontes da UE indicaram a Efe que, como regra geral, os inspetores da UE verificam as normas de higiene e o respeito às regras europeias, mas não as disposições relativas ao bem-estar animal, incluído aí o transporte dos animais.

As principais empresas de importação de carne de cavalo à UE são belgas e fornecem esse produto a grandes varejistas como Carrefour, Aldi, Delhaize, Match, Spar ou Makro.

Os importadores belgas afirmam que nesses países os cavalos que vão ao matadouro são tratados corretamente, mas segundo a Gaia essas afirmações são enganosas.

Em 2011, a UE importou 28,3 mil toneladas de carne de cavalo vindas, por ordem, de Canadá, Argentina, México, Uruguai e Estados Unidos. Na UE são consumidas anualmente 110 mil toneladas de carne de cavalo.

Fonte: Exame 

Nota da Redação: É um exemplo de crueldade tirar brutalmente a vida de um animal. Este tipo de afirmação feita por Michel Vandenbosch só reforça a imensa hipocrisia das empresas que dizem zelar pelo bem-estar animal defendendo um assassinato humanitário. Este conceito existe para que as pessoas se sintam menos culpadas na hora de comer, e as empresas continuem a matança em nome do lucro e inclusive aumentem suas vendas aos iludidos consumidores. Se alguma lei que diz defender os interesses dos animais realmente cumprisse seu papel, todos os matadouros fechariam suas portas.

Você viu?

Ir para o topo