Estiagem causa mortandade de peixes em Saltinho (SP)


 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O baixo nível do rio em razão da estiagem causou a morte de centenas de peixes no ribeirão Campestre, em Saltinho, região de Piracicaba, entre a tarde desta terça-feira, 11, e a manhã desta quarta, 12.

De acordo com técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a interrupção no fluxo do rio pela falta de chuvas reduziu o nível de oxigênio na água, causando a mortandade. Os peixes mortos são de pequeno porte, como lambaris e mandis.

O ribeirão fica próximo da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município e a mortandade ocorreu num trecho abaixo do reservatório usado para captação.

De acordo com o Departamento de Saneamento e Meio Ambiente, a água do reservatório não é retirada do ribeirão. Desde o dia 11 de fevereiro, a cidade enfrenta racionamento de água.

Os registros do sistema de distribuição fecham às 21 horas e só são abertos às 6 da manhã. A prefeitura informou que a medida é de precaução em razão da seca atípica que atinge a região e pediu economia para evitar medidas mais drásticas.

Fonte: Exame


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ESTUDO

CONSUMO CONSCIENTE

PROTEÇÃO

AMOR PROFUNDO

ÍNDIA

RESGATE

ASFIXIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>