EnglishEspañolPortuguês

Animais são abandonados em áreas alagadas em Rio Branco (AC)

13 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

 

Aumenta o número de animais nas ruas de Rio Branco devido à cheia do Rio Acre (Foto: Quésia Mello/G1)
Aumenta o número de animais nas ruas de Rio Branco devido à cheia do Rio Acre (Foto: Quésia Mello/G1)

Com 18 bairros de Rio Branco afetados pela cheia do Rio Acre e mais de 4 mil pessoas nos abrigos públicos, cresce o número de animais nas ruas da capital. Segundo a presidente da Associação Patinha Carente, Vanessa Facundes, que promove a proteção a animais, durante este período de cheia, aumentou a quantidade de chamados recebidos para o resgate de filhotes de cães e gatos.

“Nós temos recebido filhotes que se perdem, gatos que estão sem mãe, que os tutores não tem como levar e deixam para trás. Está sendo bem trabalhoso nesse período, estamos fazendo algumas campanhas para conseguir mais voluntários”, conta.

Segundo Vanessa, além das ligações, alguns associados trabalham diretamente na retirada das famílias atingidas pelas águas e, aproveitam para fazer o resgate dos animais abandonados. “Alguns associados resgatam e levam para casa, mesmo sem poder. Nessa semana, a gente pegou dois filhotes de cachorro e muitos gatos”, acrescenta.

Trabalho semelhante tem sido o da Sociedade Amor a Quatro Patas. De acordo com uma das integrantes, Danielle Castro, o grupo tem tentado atender a todas as denúncias, porém depende de lares provisórios e vagas na clínica veterinária que possuem parceria. “Quando a gente recebe denúncia e não pode atender, a gente pede para as pessoas denunciarem ao Batalhão de Polícia Ambiental”, diz.

Danielle recomenda ainda que o melhor procedimento que pode ser adotado nesses casos é levar o animal para a casa de algum parente. “A gente pede para não abandonar e ir atrás de familiares que tenham uma casa para abrigar o animal, para que ele não vá ao Centro de Controle de Zoonoses, que já está muito lotado”, fala.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo