EnglishEspañolPortuguês

Em busca de abrigo, animais fogem para área urbana em Três Rios (RJ)

12 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Animais silvestres estão deixando seu habitat para circular entre ruas e casas de Três Rios (RJ). Segundo estatística do Corpo de Bombeiros, 19 animais foram capturados entre janeiro e fevereiro de 2014. Nos últimos seis meses de 2013, foram 24 ocorrências. “Alguns chegam sem ferimentos, aí são soltos na hora. Aí já ficam adaptados no lugar, que já é uma floresta. Os que chegam machucados ficam sete dias sendo tratados depois soltamos”, afirmou Virgínia Médici, responsável por uma área de preservação ambiental, que costuma receber os animais encontrados.

19 animais foram resgatados pelos bombeiros em 2014 (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)
19 animais foram resgatados pelos
bombeiros em 2014 (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

De acordo com os bombeiros, o alto número de queimadas na cidade está provocando a fuga dos animais para a área urbana. Entre julho e dezembro de 2013 foram registrados 71 chamados para combater incêndio em vegetação. Só nos dois primeiros meses de 2014, foram 75 registros.

“Devido ao clima atípico desta época do ano, a gente observa que a temperatura está muito elevada. Bastante sol e a vegetação fica seca, as pessoas colocando fogo na vegetação”, enumerou o comandante do Corpo de Bombeiros, Vinícius Villela, acrescentando que a prática de colocar fogo na mata é ilegal. “É crime, é previsto em lei de seis a dois anos de prisão”, disse.

O biólogo Leonardo Bentes explicou o que deve ser feito ao encontrar animais silvestres. “Se for um animal que esteja dentro de casa ou um animal que ofereça risco, você tem que chamar os bombeiros. Não pode de maneira nenhuma tentar pegar esse animal. Você oferece risco para ele, porque ele pode se ferir, pode estar debilitado, pode estar nervoso e o resgate, se não for feito com todo equipamento, o animal pode até morrer. E ele também oferece risco para você, porque ele pode arranhar, morder, ele pode transmitir doenças”, afirmou.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo