EnglishEspañolPortuguês

Investigadores do Instituto Gulbenkian preservam espécie em risco de extinção

11 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
A perda de habitat e a caça são provavelmente os principais fatores responsáveis pelo declínio desta espécie (Foto: Divulgação)
A perda de habitat e a caça são provavelmente os principais fatores responsáveis pelo declínio desta espécie (Foto: Divulgação)

Dois investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) conseguiram fazer uma primeira estimativa da presença de uma espécie de lémures considerada em risco de extinção – o sifaka de Coquerel – no seu último abrigo, o Parque Nacional Ankarafantsika (ANP), localizado em Madagáscar. O trabalho foi recentemente publicado na revista American Journal of Primatology e as informações derivadas da investigação são um apoio para o planeamento de estratégias de conservação.

Em campo, os investigadores Célia Kun-Rodrigues e Jordi Salmona verificaram um grande decréscimo das populações nos últimos 20 a 30 anos, chegando a atingir um declínio de 90%, em pelo menos uma área do parque. Uma estimativa preliminar do tamanho total da população no ANP, realizada pelos investigadores, mostra que existem aproximadamente 47.000 exemplares.

“A perda de habitat e a caça são provavelmente os principais fatores responsáveis pelo declínio desta espécie”, assinala a Fundação Calouste Gulbenkian, em comunicado. Lounès Chikhi diz estarem “convictos de que são necessárias ações de conservação ao nível da comunidade, mas também a uma escala geográfica mais alargada, para reduzir o consumo de carvão nas localidades adjacentes e a desflorestação”.

Célia Kun-Rodrigues foi bolseira Optimus Alive durante o ano que trabalhou sob supervisão de Lounès Chikhi para realizar este projeto. As bolsas Optimus Alive são o resultado de uma parceria estabelecida entre a Everything is New, promotora do festival de música Optimus Alive, e o Instituto Gulbenkian de Ciência. Jordi Salmona é aluno do programa de doutoramento do IGC.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Blog Fátima Missionária

Você viu?

Ir para o topo