EnglishEspañolPortuguês

Áreas urbanas de Vitória têm aumento da população de cobras

11 de março de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

As tempestades e o calor acima da média acabaram produzindo um desequilíbrio ambiental na Região Metropolitana de Vitória. Aumentou a população de cobras na área urbana.

Na hora de trocar o gás, na área de serviço da casa, dona Auxiliadora levou um susto. “Tinha uma botija de gás. Quando eu agacho para trocar a botija, a cobra estava ali atrás”, conta Auxiliadora Lopes, dona de casa.

Era uma jiboia de uns dois metros, pronta para dar o bote. Os vizinhos ajudaram a recolher o animal, que ficou preso em uma gaiola.

Mês passado, no quintal de uma casa, em Vitória, foram os animais domésticos que denunciaram a invasora. “Como eu tenho meu gatinhos eu observei que eles estavam no alto da escada olhando para cá. Aí eu fiquei observando e vi que ela estava começando a se mover. Era uma cobra”, lembra Maria Conceição da Silva, dona de casa.

É a Polícia Ambiental que recolhe os animais encontrados nas casas. As cobras que não estão machucadas nem vão para o viveiro da polícia. São soltas diretamente nas áreas de mata atlântica. Muitas vezes os moradores reclamam que a polícia demora muito para buscar os animais na casa. A polícia ambiental, por sua vez, afirma que nessa época a demanda cresce muito.

Em março do ano passado, 42 cobras foram resgatadas. Este ano tem ainda mais. Só nos primeiros dez dias do mês de março já foram 19 cobras.

Fonte: Jornal Nacional

 

Você viu?

Ir para o topo