EnglishEspañolPortuguês

Vacas são flagradas em situação de abandono em Esplanada (BA)

10 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Duas vacas em situação de abandono foram flagradas “passeando” pela nova grama implantada recentemente as margens da linha férrea que corta o município de Esplanada.

O fato não seria novidade nenhuma se não houvesse nenhuma ação do poder público diante do problema. Recentemente a prefeitura divulgou nota informando a todos os tutores do município que em cumprimento a Lei Federal nº 9.605/98 que trata dos Crimes Ambientais começou uma rigorosa fiscalização com resgate de todos os bovinos, caprinos, equinos que estão circulando pelas vias públicas. Esta ação implicará na recolha do animal para o Centro de Controle de Zoonose de Camaçari, onde o tutor terá de pagar uma multa e será responsável pelo transporte, além de ficar sujeito as sanções legais que trata o Art.32 da referida lei.

O controle é difícil, ainda mais quando não há por parte de muitos tutores a real preocupação em ter seu animal apreendido por um órgão responsável pela área.

O tráfego de animais pelas vias públicas do município, independente das ações legais do poder público parece estar longe de uma solução. Esta semana um cavalo foi flagrado com as rédeas amarradas a um poste no centro da cidade. O mesmo encontrava-se sem sela e assustado em meio a moto-taxistas enquanto o seu provável tutor “tomava uma” num bar próximo.

É comum se ver pelas ruas da cidade e até mesmo no centro, animais de grande porte perambulando sem destino pondo em risco a si mesmo e as pessoas que transitam em seus veículos, principalmente à noite quando a fiscalização é menor.

Sabe-se que a irresponsabilidade maior é dos tutores que deixam seus animais correndo o risco de morrerem atropelados e também causarem a morte de seres humanos, o que seria mais grave ainda.

Fonte: Esplanada News 

Você viu?

Ir para o topo