EnglishEspañolPortuguês

Menor tatu do mundo é raramente visto na superfície

9 de março de 2014
5 min. de leitura
A-
A+
O pichiciego-menor mede pouco mais de 10 centímetros e passa a maior parte de sua vida escavando embaixo da terra (Foto: Mariella Superina / BBCBrasil)
O pichiciego-menor mede pouco mais de 10 centímetros e passa a maior parte de sua vida escavando embaixo da terra
(Foto: Mariella Superina / BBCBrasil)

Ele é pequeno, peludo, e rosado. Não é um grande animal, nem o protagonista de um conto de fadas, mas poderia ser. O pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus), mede pouco mais de 10 centímetros, passa a maior parte de sua vida escavando embaixo da terra, e uma carapaça rosada cobre o seu suave pelo branco.

É o menor tatu do mundo, se alimenta de invertebrados e plantas, é e visto raramente na superfície. Encontrado nas planícies da Argentina, o pichiciego-menor é muito suscetível ao estresse e não tolera bem encontros com humanos.

“É um animal muito delicado, que em cativeiro vive no máximo oito dias, e morre”, disse Mariella Superina, especialista na preservação de tatus.

Por sua raridade, esses animais se tornaram “uma obsessão” para Superina.

“Apesar do nome ‘pichiciego’, esses animais não são realmente cegos. Conseguem distinguir claridade de escuridão. “Pichi’ significa menino na língua mapuche (um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina), e eu suspeito que ‘ciego’ foi agregado ao nome para distingui-lo do piche (Zaedyus pichiy), uma espécie de tatu que pesa cerca de 1 kg e vive na mesma região”, disse a especialista.

Natureza delicada

Uma carapaça rosada cobre o seu suave pelo branco (Foto: Mariella Superina / BBCBrasil)
Uma carapaça rosada cobre o seu suave pelo branco
(Foto: Mariella Superina / BBCBrasil)

Superina é pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), na província de Mendoza, Argentina, a região do pichiciego.

Por sua raridade, toda vez que as autoridades encontram um pichiciego perdido, eles o ajudam.

“Eles começaram a me avisar e a me trazer pichiciegos, primeiro um morto, depois um vivo para ver se eu conseguia reintegrá-lo a seu habitat natural, e assim eu comecei a conhecê-los”, disse Superina à BBC Mundo.

“O que acontece é que às vezes as pessoas o encontram, por exemplo, em uma estrada e, ou o levam pra casa como animal de estimação, ou o entregam às autoridades e perguntam o que é”, disse a especialista.

Mas a melhor coisa a se fazer, segundo a especialista, é deixar o pichiciego seguir o seu caminho, levando em consideração sua natureza delicada.

Superina lamenta nunca ter visto um em seu habitat, e teme que eles estejam à beira da extinção.

“Eu realmente não sei quantos existem. Sou presidente do grupo de especialistas em tatus, preguiças e tamanduás da União Internacional para a Conservação da Natureza, e não temos dados suficientes para dizer se os pichiciegos estão ameaçados ou não, simplesmente porque não há nenhum estudo prático”, diz Superina.

Refinado

O tatu se alimenta de invertebrados e plantas, é e visto raramente na superfície (Foto: Mariella Superina / BBCBrasil)
O tatu se alimenta de invertebrados e plantas, é e visto raramente na superfície
(Foto: Mariella Superina / BBCBrasil)

O que o torna tão especial? Superina explica que, entre as 21 espécies de tatus, que já são muito diferentes de outros mamíferos, o pichiciego é o único que perdeu a parte lateral da carapaça.

“Sob a carapaça estão pelos de seda que cobrem seu corpo e ajudam o pichiciego a manter sua temperatura corporal.”

“A ponta da cauda tem uma forma de diamante, que também é muito raro, e é usada como uma quinta pata de apoio,” acrescenta a especialista.

Eles também têm uma placa vertical na parte de trás que os cientistas não sabiam o que era. Até que a pesquisadora foi capaz de colocar uma câmera infravermelha em um dos pichiciegos resgatados e filmá-lo.

“Ele só saiu à noite, mas às vezes eu podia ver como ele cavava. Ele escavava e depois se virava e batia a terra atrás dele com esta placa vertical, um comportamento muito especial que os outros tatus não têm”.

Mas isso não é tudo: este tatu observado por Superina também se mostrou extremamente “exigente”.

“A verdade é que eu fiquei louca, porque era extremamente difícil encontrar algo para ele comer, passei dias capturando besouros, à procura de vermes, procurando frutas naturais, para ver se conseguia incentivá-lo a comer algo natural, e nada, acho que tentei 34 ingredientes diferentes e ele se recusou a comer”, disse a pesquisadora.

“Então, eu tentei uma mistura de diferentes ingredientes, que foi o que ele comeu.” Mas, segundo Superina, qualquer alteração na mistura causou a rejeição imediata do pichiciego refinado.

“E o mais engraçado é que eu fiz a mesma mistura para o segundo pichiciego que me entregaram para reabilitar, e ele a rejeitou. Eles devem ter fortes preferências individuais, e por isso não podemos replicar estas experiências, e reabilitar cada pichiciego é um desafio muito grande”, explicou a especialista.

“Eles são tão diferentes, e é tão difícil encontrá-los, que esses animais são realmente fascinantes para mim, é uma espécie que eu gostaria de estudar e saber muito mais para protegê-lo, mas o problema é onde encontrá-los”, concluiu a pessoa que, provavelmente, sabe mais do que qualquer um sobre esses animais.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo