EnglishEspañolPortuguês

Ursos polares recém-nascidos se mantêm perto da mãe na primeira aventura fora da toca

8 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Thomas Kokta / Caters News Agency
Foto: Thomas Kokta / Caters News Agency

A cena é raramente vista. Pequenos filhotes de urso polar saindo de suas tocas para brincar e se jogarem na neve.

Apesar de pouco vista, a cena foi registrada pelo fotografo da vida selvagem Thomas Kokta, que estava no lugar certo, na hora certa, com a câmera em mãos para capturar o raro momento onde três filhotes e a mãe brincavam nas planícies cobertas de neve do Canadá.

Acredita-se que menos de 500 pessoas têm a sorte de testemunhar ursos polares bebês saírem de suas tocas em estado selvagem.

Sr. Kokta, que vem de Issaquah no estado de Washington, tem tirado fotos de famílias de ursos polares nos últimos anos, e conseguiu cuidadosamente entender o padrão de seus primeiros movimentos.

Em sua última sessão em Manitoba, no Canadá, Thomas provou ser um fotógrafo experiente ao capturar o fenômeno extremamente raro de uma ursa mãe que havia dado à luz trigêmeos sobreviventes. Enquanto os ursos polares na natureza frequentemente dão à luz a mais de um filhote, trigêmeos são raros, ainda mais com três filhotes jovens lutando para o leite de sua mãe, sendo comum que os jovens mais fortes empurrem o menor deixando-o morrer de fome nos primeiros meses.

E em sua busca para capturar imagens de ursos polares bebês, Kokta revelou que rotineiramente enfrenta obstáculos como o sono dos pequeninos, que tem a necessidade de dormir durante longos períodos de tempo, deixando-o esperando no frio, o que o coloca em risco de congelamento.

“Agora tenho milhares de fotos de ursos polares, pois passei mais de seis meses fotografando-os. Eu tenho a sorte de ver bebês trigêmeos subindo em árvores e tenho muitas, muitas fotos dos filhotes em poses engraçadas”.

O fotografo ainda comentou o nível de dificuldade em conseguir os registros: “As pessoas sempre parecem pensar que fotos de bebês são naturalmente bonitas, mas é difícil relacionar o esforço que isso exige. Há a espera, o frio e os locais são geralmente remotos”.

Thomas admite que adora fotografar a vida polar, mas ressalta que a captura de fotos de ursos polares tem seus desafios, dando destaque as temperaturas, despencando entre -50º C e -15ºC.

urso-1 urso-2 urso-4 urso-5

Com informações de Diário 24 horas.

Você viu?

Ir para o topo