EnglishEspañolPortuguês

A invasão dos gambás

8 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Filhote de gambá (Foto: Projeto GAP / Divulgação)
Filhote de gambá (Foto: Projeto GAP / Divulgação)

Dias atrás relatamos como a industrialização que avança pelo interior do Estado de São Paulo, em especial na região de Sorocaba, afeta a fauna localizada nas matas que deixam de existir e as poucas que restam se convertem em refúgio de sobrevivência de inúmeras espécies, sem capacidade de sustentá-las. Os ouriços que começaram a invadir o Santuário recentemente são só uma manifestação e agora temos os gambás (Didelphis sp), que também se reproduzem e invadem casas de condomínio de alto padrão, pois ainda mantém algumas reservas de matas naturais.

A invasão dos gambás é um pouco mais complicada, já que eles entram nos dormitórios e refeitórios dos chimpanzés e chegam a fazer seus ninhos, de onde partem para buscar comida que os chimpanzés têm o dia todo à disposição.

Nos recintos mais antigos, a construção interna é rústica, e os blocos estão em algumas partes à vista. Em alguns buracos desses blocos, os pequenos gambás, de uma ninhada recente, buscam seu refúgio. Um deles estava perto da abertura com cadeado de uma portinhola e quando uma tratadora foi abri-la , seu dedo foi mordido levemente.

Já tínhamos achado filhotes de gambás em várias partes e perambulando desajeitadamente como é típico nessas espécies. Os capturamos e os levamos para a mata.

Caco e Jully  (Foto: Projeto GAP / Divulgação)
Caco e Jully (Foto: Projeto GAP / Divulgação)

No dia seguinte, quando cheguei antes de todos para colocar a bandeja de comida dos chimpanzés July e Caco, encontrei July aguardando na porta e gesticulando muito. Era raro, já que July ainda estaria dormindo em sua casa externa a essa hora. Pouco tempo depois caiu a minha ficha, já que a tratadora tinha me alertado por um SMS do local onde estavam os gambazinhos e eu tinha que ter cuidado ao mexer no cadeado. Porém, July se adiantou e ficou esperando para me alertar do perigo. Eu cheguei com uma vassoura para desalojar aqueles invasores de seu refúgio, mas percebi que July e Caco já tinham dado conta deles e vários estavam mortos em seu dormitório.

A invasão dos gambás é um capítulo a mais do desmatamento criminoso que nossas florestas sofrem. É também um alerta de que dessa forma não só estamos aniquilando animais inocentes, mas também aniquilando o nosso próprio futuro.

Você viu?

Ir para o topo