EnglishEspañolPortuguês

Lobo-guará é encontrado no subsolo de edifício residencial em Campinas

7 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Animal será liberado em área verde do distrito de Joaquim Egídio, em Campinas  (Foto: Rodrigo Ensinas)
Animal será liberado em área verde do distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (Foto: Rodrigo Ensinas)

Um lobo-guará de aproximadamente um ano foi encontrado, na tarde desta quinta-feira (06), no estacionamento de um edifício residencial do bairro Jardim das Paineiras, em Campinas (SP). Segundo o veterinário Diogo Siqueira, responsável pela captura, o animal está em boa condição de saúde e será solto em uma mata localizada no distrito de Joaquim Egídio. A espécie está ameaçada de extinção.

De acordo com o veterinário, o animal estava escondido atrás de um carro, no subsolo do prédio, quando foi avistado por um morador que passava pelo local por volta das 15h. A operação para captura do lobo envolveu a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a equipe de uma clínica de reabilitação veterinária, para onde o bicho foi foi levado.

Segundo Siqueira, o animal foi sedado no momento em que se escondeu embaixo de um carro. O veterinário informou também que o lobo estava acuado e muito agressivo quando foi capturado. “Em casos assim, é preciso agir rápido para que o animal não se machuque. Em cinco minutos ele já estava dormindo”, disse.

O animal, um macho de aproximadamente um ano, 24 quilos e 70 centímetros de altura, recebeu atendimento na clínica, onde foram coletadas amostras de sangue que comprovaram a boa condição de saúde. O processo de soltura será acompanho pela Polícia Ambiental. “Vamos esperar ele se recuperar da sedação e agendar a soltura do animal”, explicou o veterinário.

Crescimento urbano

Na avaliação do veterinário, o principal motivo para a aparição do animal dentro de um edifício é o crescimento desenfreado da área urbana da cidade. “Provavelmente ele veio da rodovia D. Pedro, pois os animais se perdem na transição das matas e acabam entrando para a cidade a procura de alimentos e abrigo”, afirmou. Siqueira informou que o lobo-guará será levado para uma mata com caracterísiticas de cerrado, vegetação que é o habitat natural da espécie.

A Rota das Bandeiras, concessionária que administra a rodovia D. Pedro, informou que as câmeras de segurança não registraram o animal às margens da via.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo