EnglishEspañolPortuguês

Cães são abandonados por conta de séries e filmes de TV

6 de março de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um grande número de cães das raças Malamute do Alasca e Husky, raças estas parentes de lobos, estão sendo abandonados, principalmente na Europa. A captação desses animais é inspirada por filmes e seriados de TV nos quais as raças aparecem, como Game of Thrones e Crepúsculo. Porém, os cuidados com esses animais são grandes, e os tutores acabam optando por abandonar os cachorros.

Na Grã-Betanha, o canil The Dog Trust já recebe três vezes mais animais abandonados das raças lobo, nos últimos tempos; só no ano passado, eles resgataram 261 animais abandonados do tipo lobo. Já a Associação para o Bem Estar do Husky Siberiano recebe cerca de 20 a 30 ligações semanais sobre o abandono desses cães.

Responsáveis do canil se dizem preocupados com a situação, mas relatam que a culpa não é apenas dos tutores que abandonam, mas também de criadores que vendem tais animais para pessoas que não podem cuidar deles, por morarem em apartamentos ou ficarem fora de casa o dia todo.
Segundo o treinador comportamental da The Dog Trust, Steve Goward, “esses cães são criaturas bonitas e podem ser companheiros maravilhosos, mas precisam de tutores que entendam as demandas da raça e estão em posição de oferecer um compromisso para a vida toda.”

Os cães não são objetos de consumo

A Blue Cross, outro centro de resgate de animais, também localizado na Grã-Betanha, diz ter tido um aumento de cinco vezes no número de captação desses animais abandonados, nos últimos cinco anos, indo de 10, em 2008, para 52, no ano passado.

Mandy Jones, chefe do centro, lembra que os animais não são simples objetos que podem ser descartados se você não quiser mais; eles são vidas sendo jogadas fora. “Copiar o penteado de sua celebridade favorita é uma coisa, mas nós pedimos que as pessoas pensem muito bem antes de ter um novo animal doméstico. Infelizmente, a atitude da sociedade de consumo de hoje parece ser a mesma se você está comprando uma bolsa ou um cão”, concluiu Jones.

Os lobos de Game of Thrones

No seriado de TV Game of Thrones, exibido pelo canal pago HBO e um dos maiores responsáveis pelo desejo das pessoas de terem cães-lobos, os animais usados nas filmagens são os chamados Northern Inuit, que parecem uma mistura de pastor alemão e malamute.

Os produtores da série tinham o intuito de usar lobos reais nas filmagens, porém, optaram por cães, já que, no Reino Unido, local das gravações, o uso de lobos é proibido pelas leis de segurança. Além disso, a série começou a usar lobos por computação gráfica, já que eles crescem consideravelmente, na história, por serem retratados como lobos gigantes.

A atriz Sophie Turner, que interpreta a personagem Sansa Stark na série, adotou a cadela Lady (que agora tem o nome Zunni), uma Northern Inuit que participou do seriado e morreu, na série, na 1ª temporada, que foi ao ar em 2011.

Fonte: Link Animal

Você viu?

Ir para o topo