EnglishEspañolPortuguês

Filhote de jacaré é resgatado em Jacarezinho (PR)

5 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Uma equipe do 4º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Jacarezinho encontrou neste fim de semana, um filhote de jacaré com aproximadamente 70 centímetros nas esquinas das ruas Nossa Senhora Aparecida com a Rua José Tobias no Jardim Maria Angélica, proximidades do ribeirão ourinho na Vila São Pedro.

O animal chamou atenção dos moradores que o detiveram colocando uma caixa de supermercado em cima dele até a chegada da Polícia Ambiental. A hipótese mais provável é que o réptil tenha saído do rio com a cheia que aconteceu devida as fortes chuvas que atingiram a cidade na quinta-feira (27). Segundo o soldado Eucário que juntamente com os soldados Davi e Douglas participaram da captura, o filhote de jacaré deve ter em torno de três quilos e aproximadamente 70 à 90 dias de vida.

De acordo com o soldado Eucário, o Jacaré estava muito agressivo e não apresentava sinais de domesticação ou que estava preso em cativeiro. Após capturado, o animal passou por avaliação de um veterinário e foi devolvido para a natureza. Os jacarés e os caimões (ou caimães) são répteis da ordem Crocodylia, que é dividida em três famílias: Gavialidae, Alligatoridae, Crocodylidae.

Para o comandante do 4º Pelotão do BPMA, Tenente Alessandro Luís Wolski, a comunicação da população é essencial para um bom trabalho. “Há cada vez mais o fortalecimento da Polícia Militar Ambiental quando a participação da comunidade é efetiva, neste caso em especial é fundamental, e com denúncias trazidas pela população, que ações como essas tenham desfecho, neste caso específico devolvendo o animal de volta para a natureza”.

Jacaré

Jacarés pertencem à família Alligatoridae e são animais muito parecidos com os crocodilos, dos quais se distinguem pela cabeça mais curta e larga e pela presença de membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras. Com relação à dentição, o quarto dente canino da mandíbula inferior encaixa num furo da mandíbula superior, enquanto que nos crocodilos sobressai para fora, quando têm a boca fechada. O tamanho de um jacaré pode variar de sessenta centímetros (jacaré-anão) até 6,5 metros (jacaré-açu), podendo pesar de três a quinhentos quilos.

Fonte : Ta Na Cidade

Você viu?

Ir para o topo