Ninhos de tartarugas são monitorados no Piauí durante o feriado


Movimentação de carros aumenta nos feriados e ameaça preservação da espécie (Foto: Projeto Biomade)
Movimentação de carros aumenta nos feriados e ameaça preservação da espécie (Foto: Projeto Biomade)

O Projeto Biomade tem reforçado o monitoramento de ninhos de tartarugas no Litoral do Piauí. Os voluntários alertam a comunidade e turistas para os riscos em relação ao trânsito de veículos nas praias, que pode prejudicar a reprodução das espécies.  O trabalho de conservação das tartarugas marinhas está sendo intensificado no feriado do carnaval nas praias Peito de Moça, Coqueiro, Barro Preto e Arrombado, em Luís Correia.

Roseane Galeno, Superintendente de Meio Ambiente de Luís Correia lembra que destruir ninho é crime ambiental de acordo com a Lei Federal, onde a pessoa e o veículo podem ser apreendidos.

“A destruição de ninhos é crime federal e vamos intensificar a fiscalização para coibir os veículos nas praias. Quem flagrar carro, moto ou outro tipo de veículo na praia deve tirar a foto da placa do veículo e do veículo mostrando a cena e nos encaminhar ou ainda, para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Policia Militar que vamos autuar o proprietário como crime ambiental”, ressaltou.

O Ministério Público também vai trabalhar em parceria com outros órgãos durante a fiscalização.

“Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidades de todos nós”, disse a coordenadora técnica do Projeto Biomade, Werlanne Magalhães. Ainda segundo a bióloga, o trânsito intenso de veículos nas áreas de nidificação aumentam a cada ano e isso é cada vez mais preocupante, principalmente nesse período onde as fêmeas estão subindo à praia para desovar e alguns ninhos já estão em processo de incubação.

Fonte: CBN


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR

VIDA NOVA

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA

GENEROSIDADE

REABILITAÇÃO

EMPATIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>