EnglishEspañolPortuguês

Animais domésticos 'desfilam' em bloco de rua em Sorocaba

4 de março de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Objetivo era conscientizar sobre cuidados com os animais (Foto: Arquivo Pessoal/Mônica Gabriel
Objetivo era conscientizar sobre cuidados com os
animais (Foto: Arquivo Pessoal/Mônica Gabriel

“Vem para o Bloco dos Bichos quem ama e respeita os animais”, convidava o samba-enredo de um grupo com pouco mais de 50 foliões que, acompanhados de seus animais, desfilaram pelas principais ruas do bairro Santa Terezinha, em Sorocaba (SP), no fim da tarde deste domingo (02).

Embalado por um carro de som que entoava a letra escrita especialmente para o evento, além de marchinhas tradicionais de carnaval, o novo bloco da cidade tomou as ruas com o objetivo de conscientizar os sorocabanos a respeito dos cuidados com os animais.

Ao reunir protetores da causa, explica a idealizadora do desfile, Mônica Gabriel, o bloco pretendia funcionar como mais uma maneira de chamar a atenção para o abandono e os maus-tratos sofridos pelos animais domésticos. “Aqui em Sorocaba não temos políticas públicas voltadas para o não-abandono e tanto a Zoonoses quanto as ONGs e os simpatizantes da causa animal estão lotados”, destaca a organizadora de eventos, de 47 anos.

A concentração do grupo foi às 17h, em frente a um bar na esquina entre a rua Goiás e a avenida Doutor Eugênio Salerno. O desfile teve início na própria avenida, às 18h, passando pela rua Moreira César até a Duque de Caxias e encerrando-se, por volta das 19h, de volta ao bar. “O trajeto era curto, já que muitas pessoas pediram para levar os seus animais”, esclarece.

Por onde passava, o grupo conquistava um número cada vez maior de participantes, entre crianças, adultos e animais domésticos. “Nós chamávamos as pessoas que estavam assistindo ao desfile e elas começavam a nos seguir.”

A multidão ia conquistando cada vez mais participantes (Foto: Arquivo Pessoal/Mônica Gabriel)
A multidão ia conquistando cada vez mais participantes (Foto: Arquivo Pessoal/Mônica Gabriel)

Acompanhada do marido e do filho Wendell e o Peter Pan de oito anos, a auxiliar de educação e protetora individual Simone Priscilla Lúcio Maia foi uma das 50 pessoas que decidiu unir a folia típica da data festiva à conscientização animal.
Mas, infelizmente, precisou deixar seus dez bichos em casa: são sete gatos e três cães retirados da rua, além de três cachorros em lares temporários. “Não consegui levá-los, porque fiquei tirando as fotos do desfile”, lamenta a protetora, de 35 anos.

Além de alertar sobre do número cada vez maior de animais abandonados nas ruas, o bloco fala da importância da castração. “Enquanto as pessoas não aprenderem a castrar seus animais, vão continuar nascendo mais cães e gatos, que acabam indo para as ruas”, ressalta.

A advogada Jussara Aparecida Fernandes, de 36 anos, desfilou pelo Bloco dos Bichos ao lado da mãe Marta e dos filhos Luiza e Pedro, de 5 anos e 11 meses de idade, respectivamente. O quarteto também não levou nenhum animal. “Na verdade, acho muito estressante para os animais, mas respeito e acho legal quem se aventurou a levá-los. Depende muito do temperamento do bicho, né?”, afirma.

Logo que virou a primeira esquina, o grupo encontrou um cão idoso abandonado, que começou a segui-los. Os foliões conversaram com os moradores das imediações e descobriram que o bicho, de grande porte, está no local há uma semana. “A vizinhança está alimentando e dando água. Pedimos que continuassem, já que nenhum dos protetores presentes tinha espaço para resgatá-lo de imediato”, lamenta a advogada.

Assim que abrir vaga em um lar temporário, os protetores pretendem abrigá-lo.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo