EnglishEspañolPortuguês

Aprovado parecer de projeto que institui o tiro de laço como esporte símbolo do RS

3 de março de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

tiro-de-laçoFoi aprovado o parecer do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) ao projeto de lei 271/2013, de autoria do deputado Giovani Feltes (PMDB), que declara o Tiro de Laço como esporte símbolo do Estado do Rio Grande do Sul. O relatório do parlamentar foi apresentado na sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (25).

“Está no Preâmbulo da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul que nós devemos ter compromisso com os elevados valores da tradição gaúcha. E o tiro de laço faz parte da nossa cultura. Como exemplo disto, basta dizer que em sete dias, mais de 400 mil pessoas estiveram no início deste mês no 30º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria”, afirmou Pozzobom.

Nota da Redação: A prova do laço comprido, ou tiro de laço, é uma competição a cavalo na qual o peão tem um espaço de cem metros para laçar um bezerro que tenta fugir. O animal é laçado pelo pescoço, amarrado e arrastado, e no caso das provas em dupla, os dois peões, um de cada lado, laçam as extremidades do bezerro, o puxando em sentidos opostos em alta velocidade. As consequências para o animal são contusões, fraturas, paralisia e até a morte

Fonte: Blog Rafael Nemitz

Você viu?

Ir para o topo