EnglishEspañolPortuguês

Reforma de prédio não interrompe castração gratuita de animais em Itabuna

1 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
As obras prosseguem desde o início de janeiro mas não impedem ações rotineiras. (Foto: Prefeitura de Itabuna)
As obras prosseguem desde o início de janeiro mas não impedem ações rotineiras. (Foto: Prefeitura de Itabuna)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Itabuna, não parou as ações rotineiras como a castração gratuita de cães e gatos, mesmo com as obras de reforma e ampliação que estão sendo executadas na unidade. Só de janeiro até agora foram realizadas mais de 100 castrações em animais domésticos. O trabalho é feito na própria sede, duas vezes por semana, pelos quatro médicos veterinários, incluindo o diretor do CZC, Waldemar Oliveira D’Afonseca.

Waldemar diz que apesar das obras, o trabalho não chegou a ser interrompido, especialmente a castração, que é responsável pelo controle populacional de cães e gatos. “A castração é uma das formas de evitar que animais, incluindo filhotes, sejam abandonados diariamente nas ruas, além de que evita ninhadas indesejadas”. Ele informou que o processo traz outros benefícios tanto para o animal quanto para seu tutor, como a redução em até 95% as chances de o animal apresentar tumores de mama, ovário e útero no caso das fêmeas e tumores de testículos nos machos.

“Sem contar que um animal castrado dificilmente foge de casa atrás de fêmeas porque não entra no cio e isso evitará atropelamentos e envenenamentos, além do contágio com doenças infecciosas contraídas pela saliva ou mordida, como a raiva que é transmitida do animal para o homem e vice versa”. Ele explica que o procedimento cirúrgico para a castração é simples, embora deva ser executado apenas por profissionais habilitados e com agendamento.

O diretor lembra que o animal é um ser vivo, e como tal, tem sentimentos. “Eles sentem fome, frio, dor, saudades e sabem retribuir carinho. Além disso, uma cadela ou uma gata grávida gera ninhadas numerosas e em alguns casos, até gastos com exames ou cesariana que nem sempre o tutor tem condições de assumir financeiramente”.

Melhor condição de trabalho

Com relação às obras de reforma e ampliação que começaram no final do ano passado, o diretor do Centro de Zoonoses informou que estão adiantadas. O CCZ ampliou de sete para 15 o número de canis e disponibilizou uma área para os gatos que são recolhidos nas ruas de Itabuna. O centro também recebeu piso novo inclusive na área destinada aos animais, muro e reforma do telhado e nas instalações hidráulica e elétrica e pintura nas áreas interna e externa.

As obras de reforma estão sendo executadas com recursos próprios da Prefeitura, mas adiantou que o governo federal já disponibilizou recursos na ordem de R$150 mil para o CCZ. O dinheiro, segundo Waldemar, será utilizado na compra de novos equipamentos e um veículo apropriado para melhor atender a população que necessita dos serviços do Zoonoses.

Fonte: Prefeitura de Itabuna

Você viu?

Ir para o topo