EnglishEspañolPortuguês

Lixo na praia é causa de morte de maioria de tartarugas marinhas

24 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

O lixo jogado nas praias do litoral do Rio Grande do Sul na época de veraneio chamou a atenção de pesquisadores da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), no Sul do estado. Segundo os ambientalistas, os resíduos jogados na areia são a principal causa da morte de animais marinhos.

Tartarugas são levadas para laboratório (Foto: Reprodução/RBS TV)
Tartarugas são levadas para laboratório
(Foto: Reprodução/RBS TV)

Em um único dia de monitoramento, 80 tartarugas foram encontradas sem vida na Praia do Cassino, no Litoral Sul.
Em análise no laboratório da universidade, pedaços de plástico e até linhas de pesca estavam no estômago dos animais. Segundo o Projeto Tartarugas no Mar, realizado em Rio Grande, o lixo é a causa de 85% das mortes da espécie no Rio Grande do Sul.

“Estamos em uma praia com muito vento. Sempre tem de ter cuidado com o lixo, porque vai cair na água e vai ser alimentação dos animais”, aponta Rodolfo Silva, coordenador do Centro de Recuperação de Animais Marinhos.

Com o trabalho dos ambientalistas, porém, algumas tartarugas conseguem sobreviver e retornar ao habitat natural. “Uma delas foi capturada por um pescador que imediatamente entrou em contato. E aí nós resgatamos o animal”, exalta o coordenador do projeto Tartarugas no Mar, Sérgio Estima.

Na chegada do verão, o Litoral Sul também se torna a casa de grupos de leões-marinhos, que escolheram as pedras dos Molhes da Barra, em São José do Norte, e a Ilha dos Lobos, em Torres, como refúgios. Eles se preparam para retornar às colônias de origem, no Uruguai. Toda a semana, a população é monitorada.

A estimativa dos pequisadores é que, por ano, 100 animais da espécie são encontrados mortos na região. Os especialistas constataram que os leões-marinhos sofrem agressões de pescadores incomodados com a proximidade dos bichos às redes. “O respeito por outras espécies é importante para a educação ambiental de todos nós”, pede o oceanólogo Rodrigo Moreira.

Com informações de G1.

Você viu?

Ir para o topo