Espírito santo

Elefante marinho retorna ao mar neste fim de semana

O elefante marinho que foi encontrado na orla do bairro Grande Vitória, na manhã desta quinta-feira (12) e no outro dia, visto nas areias de uma praia na Ilha do...

97

15/12/2013 às 18:30
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Roberto Martins (em colaboração a ANDA)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O elefante marinho que foi encontrado na orla do bairro Grande Vitória, na manhã desta quinta-feira (12) e no outro dia, visto nas areias de uma praia na Ilha do Boi, entrou no mar na manhã deste sábado (14) exatamente às 6h10, após uma noite tranquila sendo monitorado pela Polícia Militar Ambiental.

O animal, um macho de aproximadamente quatro anos, medindo cerca de três metros de comprimento e pesando meia tonelada, foi à atração nos últimos dias na Capital do Estado. Nos locais em que “parava” para descansar, havia uma aglomeração de pessoa para fotografá-lo e matar a curiosidade.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Com isso, havia a preocupação natural dos órgãos ambientais, incluindo a Polícia Ambiental em manter a segurança do animal e das pessoas.

Acredita-se que seja o mesmo que foi visto em Guarapari há três semanas.

Para a tenente Geruza da Polícia Militar Ambiental, a expectativa é que ele retorne ao seu ambiente natural por conta própria, mas caso se dirija a outra praia é necessários que a população acione os órgãos ambientais para a continuidade do monitoramento, evitando o assédio das pessoas de forma desordenada para que o animal descanse, não seja estressado e tenha chances de sobrevivência.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Para o sargento Evandro Furtado que também manteve o monitoramento do mamífero durante a noite, é importante também que as pessoas ajam naturalmente, “é um belo animal e consequentemente causa curiosidades nas pessoas, contudo não se deve aproximar por conta da segurança, nem registrá-lo com flashes nem tentar fazer com ele retorne para o mar. Isso tudo causaria estresse ao animal”, finalizou.

Contatos com a Polícia Ambiental, IPRAM e Instituto Orca:

1ª Companhia da Polícia Ambiental:

(27) 3636-0173 ou via CIODES 190

IPRAM – Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos:

0800-039-5005 (24 horas)

(27) 3286-0135 e (27) 9865-6975

Instituto Orca:

(27) 3329-4208 e (27) 9 9982-4079

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.