EnglishEspañolPortuguês

Conheça mitos e verdades sobre cães e gatos

25 de dezembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Você já deve ter ouvido histórias diferentes envolvendo animais domésticos do tipo cães enxergam em preto e branco, nariz quente significa que o animal está com febre ou que grávidas não podem ter gato em casa. Várias histórias dão origem a diversas especulações. Para acabar com alguns mitos que cercam nossos amigos de quatro patas, o site Bicharada conversou com a médica veterinária Aletiane Steffen Vieira, que desvendou alguns mitos do mundo animal. Confira!

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

1 – Cães e gatos enxergam no escuro?

Verdade. Os animais enxergam muito bem no escuro devido a uma pigmentação existente no fundo dos olhos que reflete e amplifica a luminosidade.

2 – Cães e gatos enxergam em preto e branco?

Mito. Há muitos anos se achava que os cães enxergavam apenas preto e branco, mas pesquisas comprovam que tanto cães quanto gatos conseguem diferenciar algumas cores como azul, cinza e amarelo.

3 – Nariz molhado e frio significa que o animal está saudável. E se estiver com o nariz quente, está com febre?

Mito. O nariz molhado e o frio não podem ser considerados como um indicativo de que o cão está doente. Para saber se o animal apresenta um quadro febril, deve-se fazer uso de um termômetro por via retal. Só assim é possível saber se o animal está com febre ou se o focinho está quente apenas por aumento da temperatura do ambiente.

4 – O cão sabe quando o tutor está triste ou deprimido?

Verdade. É cada vez mais frequente os cães fazerem parte da família e participarem do nosso cotidiano. Esperam o dia todo até seu dono chegar do trabalho ou de um passeio, e os recebem tão felizes como se tivessem ficado dias longe. Sendo assim, ele espera que seu dono chegue com a mesma energia de sempre. Se a intensidade de interação não é a mesma, eles sentem que algo está errado e podem acabar ficando deprimidos também.

5 – A castração evita câncer na fêmea?

Verdade. A castração em fêmeas caninas é indicada antes do primeiro cio. Isto evita que ocorram alterações hormonais prevenindo o aparecimento de tumores mamários e uterinos em até 99%.

6 – Machos castrados deixam de fazer xixi pela casa?

Verdade. Os machos têm por instinto uma disputa territorial e isto é determinado através da urina. Castrando o animal antes da fase adulta não ocorrerá está disputa e ele não irá urinar pela casa toda.

7 – Humanos passam resfriados para cães e gatos ou vice e versa?

Mito. Cães e gatos não transmitem gripe ou resfriados para humanos, assim como os humanos não transmitem para eles. Os agentes virais são diferentes entre os felinos, caninos e humanos.

8 – A mordida e a baba de cachorro transmitem raiva?

Verdade. A raiva é uma doença transmitida por um vírus que causa dificuldade de deglutição e agressividade nos cães. A principal via de transmissão para humanos é a mordida do animal infectado e também a saliva. A prevenção da doença deve ser feita através da vacinação anual.

9 – Grávidas e bebês não devem conviver com animais?

Mito. Existem algumas doenças que são transmitidas de animais para os humanos, mas isto não significa que grávidas e bebês sejam privados deste convívio. Animais devidamente vacinados, desverminados e vivendo em um ambiente limpo podem manter contato tanto com as futuras mamães, quanto com as crianças.

10 – Gatos transmitem asma?

Mito. A asma é uma doença alérgica respiratória que ocorre em humanos por algum tipo de predisposição genética, podendo ocorrer crises por contato com ácaros do ambiente e em contato com gatos ou cães que estejam com ácaro em sua pelagem, mas o gato não transmite asma.

11 – Óleo queimado é bom para curar sarna?

Mito. O uso de produtos como óleo queimado para o tratamento da sarna pode causar quadros de intoxicação em animais e, em alguns casos, até óbito. Se o animal apresentar problemas de sarna procure a ajuda de um veterinário, pois existem medicações adequadas para tratar essa doença.

12 – Filhotes não podem tomar banho?

Verdade. Filhotes são muito sensíveis. A indicação para banho é somente após estarem com a vacinação completa. Isto se dá, mais ou menos, aos quatro meses de vida. Se o filhote estiver com mau cheiro, pode-se fazer uso do banho seco e escovação.

13– Cães podem cruzar mesmo depois de castrados?

Verdade. Machos são atraídos pelo cheiro que a fêmea libera durante o período do cio. Mesmo sendo castrados irão cruzar, porém, não haverá fecundação.

Fonte: Bicharada

Você viu?

Ir para o topo