EnglishEspañolPortuguês

Caça coloca diversos animais à beira da extinção

28 de dezembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Quando alguém menciona caça de animais em extinção, é fácil visualizar animais que poderiam estar em safáris, como elefantes e rinocerontes. Infelizmente, estes animais da savana não são os únicos a serem alvo de cruéis caças. Outras espécies, até mesmo pequenas, que parecem ser insignificantes, foram levadas quase à extinção por esta prática. As informações são do Care2.

Os caçadores estão em todos os cantos. Não são somente aqueles com grandes armas de fogo, mas também pescadores e caçadores que consideram a prática somente um “esporte” podem classificados como caçadores comuns, que danificam a vida selvagem e subjugam animais indefesos.

Os animais abaixo fazem parte de uma lista maior de vítimas da caça ao redor do mundo.

Tartaruga Astrochelys yniphora

Foto: Care2
Foto: Care2

Este parente da tartaruga ostenta um casco curvo, castanho claro com protuberâncias de destaque em cada parte. “Encontrado apenas no noroeste de Madagascar, esta tartaruga está criticamente ameaçada e estima-se que há somente 400 adultos no estado selvagem”, relata EcoWatch. Sua aparência única a tornou um alvo de caçadores que a sequestram para vender como animais exóticos.

Recentemente, organizações ambientais fizeram um evento para ajudar as tartarugas chamado “Tatue a Tartaruga”. Gravaram um desenho sobre seu casco, que não faz mal a tartaruga, mas as torna menos desejáveis para os caçadores.

Veados

Foto: Care2
Foto: Care2

A carne de veado é alvo para o consumo humano. Caçadores matam estes animais o ano todo na Inglaterra por meio de tecnologias avançadas, possibilitando pegá-las à noite, quando estão menos protegidas. Sua carne é vendida para restaurantes, açougues e comerciantes.

Atum Rabilho

Foto: Care2
Foto: Care2

O atum rabilho é um peixe majestoso muito explorado para o consumo humano. Sua maior demanda está para a fabricação de sushi e a caça à sua espécie foi tão intensa que o animal está no limite de ser extinto.

“Como sobraram poucos nos oceanos, a demanda fez subir os preços”, mas não diminuiu a intensidade de seu consumo, segundo Eric Zerkel.

Corais vermelhos e rosas

Foto: Care2
Foto: Care2

Corais são explorados para a fabricação de joias, decoração de casas e medicina homeopática, as variações rosa e vermelha são as mais cobiçadas. No último ano, dois homens do estado do Tennessee, dos Estados Unidos, foram presos por caçarem corais na Flórida. Em 2010, autoridades rejeitaram propostas para regular rigidamente o comércio de corais pelo mundo, com objetivo de proibi-lo.

Tamanduás escamosos

Foto: Care2
Foto: Care2

Os tamanduás escamosos são os únicos mamíferos com escamas. Por conta dessas escamas, feitas de queratina, o mesmo material encontrado em chifres de rinocerontes e unhas de dedos de humanos, eles são extremamente cobiçados pela medicina oriental. Sua carne também é vista como um prato exótico na Asia e Africa. Apesar do tráfico de tamanduás ter sido banido em 2000, caçadores continuam aniquilando a população global destes animais. No início deste ano, um barco pesqueiro chinês ancorou com 400 caixas de tamanduás mortos, encontrados pela guarda costeira das Filipinas.

Você viu?

Ir para o topo