EnglishEspañolPortuguês

Espécie de golfinho em extinção é encontrada morta no Rio Grande do Sul

31 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Toninha, um tipo de golfinho, é espécie ameaçada de extinsão no RS (Foto: Natalia Ferreira/Arquivo Pessoal)
Toninha, um tipo de golfinho, é espécie ameaçada de extinsão no RS (Foto: Natalia Ferreira/Arquivo Pessoal)

Um animal marinho morto na praia de Oásis, em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, chamou atenção de quem passava perto de onde ele foi encontrado no domingo (29). A veranista Natalia Ferreira registrou imagens do corpo, que estava em avançado processo de decomposição, longe da orla.

De acordo com o biólogo do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos do Instituto de Biociência da UFRGS (Ceclimar) Maurício Tavares, o animal que aparece nas fotos trata-se de uma toninha (Pontoporia blainvillei), uma espécie de golfinho que é comumente encontrada no litoral gaúcho e vem sendo ameaçada de extinção.

“Essa espécie de cetáceo (botos, baleias e golfinhos) é a mais ameaçada de extinção em todo o Atlântico Sul Ocidental devido aos altos índices de captura acidental em redes de pesca ao longo de toda sua distribuição”, disse Tavares.

Somente no Rio Grande do Sul, estima-se que no mínimo 1 mil animais dessa espécie morram em capturas acidentais a cada ano. A toninha pode ser encontrada somente no Brasil, Uruguai e Argentina. Embora as capturas ocorram ao longo de todo o ano no litoral gaúcho, é no verão que ocorre o maior número de encalhes na orla, juntamente com as tartarugas marinhas.

Os adultos de toninha não chegam a 2 metros de comprimento. “O maior indivíduo registrado até hoje foi uma fêmea de 1,77m”, comentou o biólogo. O especialista analisou o animal através das fotos. Ele não tem conhecimento sobre o local para onde foi levado o golfinho morto encontrado na praia de Oásis.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo