EnglishEspañolPortuguês

Zoológico é intitulado como "O pior do mundo" por maus-tratos e negligência aos animais

30 de dezembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Vinicius Siqueira (da Redação)

Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

O jovem elefante é puxado por sua perna amarrada tão frequentemente que as algemas já cortaram sua pele, a deixando em carne viva. Nada além de libertá-lo poderia salvar sua vida. A corrente em sua perna esquerda dianteira significa que ele pode se mover para frente e para trás, mas não para os lados.

O tutor do elefante o amarrou e impossibilitou seus movimentos por que o prefere parado em sua pequena loja dentro do zoológico de Surubaya, na Indonésia.

Primeiramente o dinheiro é alvo do zoológico. Então elefantes, dia após dia, semana após semana, permanecem parados e sendo libertados de suas correntes somente no fim do dia. Qualquer um acharia esta cena triste e quem vai ao zoológico para ver animais felizes, sob a ilusão de que eles são cuidados corretamente, acabam saindo do local com um certo ar de depressão.

O zoológico de Surabaya é conhecido por ser o pior do mundo e as fotos abaixo não deixam dúvidas sobre esta fama.

Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

Segundo Richard Shears, jornalista do Daily Mail, “No Surabaya Zoo eu só podia balançar minha cabeça em desespero por ver mais de 150 pelicanos enjaulados em pequenas celas, tentando dividir um pequeno recipiente com água, tão apertados que não conseguiam nem mesmo abrir as asas e voar”

Em conversa com um cuidador do zoológico, Shears perguntou ironicamente quantos pelicanos o zoológico precisaria, mas recebeu como resposta, “eles não estão em extinção, não precisamos desta quantidade aqui”.

A cada passo, Shears revelou que se sentia dentro de uma macabra caverna de animais. Enquanto algumas bandeijas estavam cheias de vegetais para alguns animais, outros poderiam ser vistos com clara desnutrição, com seus ossos aparecendo. A situação de um camelo em particular era chocante, pois estava terrivelmente magro e um pequeno macaco parecia implorar para ser solto.

Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

Em outra gaiola, uma ave Calau olha para o céu, tentando se desvencilhar do galho que o prende, mas não há espaço nem mesmo para bater suas asas.

Nos últimos três meses cerca de 50 animais morreram neste lugar, segundo o administrador temporário do zoológico, tony Sumampau, que também está desperado pela situação dos animais. “Os cuidadores preferem ficar vendendo comida e bebida do que cuidando dos animais”

O zoológico foi aberto em 1916 durante a época colonia holandesa e nada foi feito para melhorá-lo desde então. Ainda por cima, mais e mais animais foram capturados.

Uma investigação de uma equipe independente contratada pelo Ministério da Silvicultura disse que os animais precisam ser movidos, mas nada foi feito até agora. Existe o medo de que estes animais possam carregar doenças, o que pede um tratamento prévio.

O estado do zoológico teve atenção global após am orte de uma girafa em 2012 com 20 quilogramas de sacos plásticos em seu estômago. Eles haviam voado para sua cela e os cuidadores não se preocuparam em retirar.

A morte da girafa poderia ter alertado sobre a necessidade de mais cuidados para o tratamento dos animais, entretanto, há algumas semanas uma orangutando fêmea foi encontrada morta em sua cela. Oragnotangos estão em perigo de extinção e vivem por cerca de 60 anos quando estão em cativeiro, já Nanik, a fêmea morta, viveu somente 12 anos e um tumor no intestino foi dado como a causa de seu falecimento.

Terminando sua investigação no zoológico, Shear ainda presencia outra cena chocante. “Outro orangotango está sentado sozinho. Eu não posso acreditar no que vejo, ela está mastigando uma caneta de ponta amarela que alguém jogou em sua cela. Ela empurra em seus lábios e depois volta a colocá-la na boca. Eu temo que ela engula a caneta. Ao seu lado, ratos vão e voltam de buracos em um barranco”.

Abaixo o vídeo mostra um tigre-de-sumatra em estado de desnutrição.

Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

Você viu?

Ir para o topo