EnglishEspañolPortuguês

Reveja histórias de animais que ganharam destaque no Espírito Santo este ano

30 de dezembro de 2013
9 min. de leitura
A-
A+

Neste ano muitos animais ganharam destaque no Espírito Santo. Eles protagonizaram histórias de lealdade e também surpreenderam os leitores. Foi o caso da cadela que esperou durante várias horas na porta de uma delegacia em Vitória, depois que o tutor foi preso por furto, no mês de outubro; a curiosidade registrada por um internauta foram os porcos com “pés de galinha”, em Nova Venécia, em novembro; e ainda os vários animais silvestres encontrados nos meios urbanos.

(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Cadela espera por tutor preso em porta de delegacia.

A história da cadela, apelidada de Filhinha, tornou-se uma reportagem da TV Gazeta e um médico, ao tomar conhecimento, foi até o DPJ para adotá-la. Mas ao chegar no local descobriu que o animal havia sido atropelado. Ela foi levada para uma clínica veterinária e passou por uma cirurgia.

Após dois dias internada, o tutor foi solto e foi visitá-la na clínica. A cadela o reconheceu imediatamente. Ele admitiu que não tinha muitas condições de cuidado e que permitiria a adoção caso percebesse que a nova família cuidaria bem da cachorra.

 

Leitor registra porcos com patas em forma de ‘pés de galinha’

Quatro porcos com as patas em formato de “pés de galinha” chamaram a atenção do aposentado Afonso Carlos da Silva, morador de Vitória. Ele contou que foi até a propriedade de amigos no interior de Nova Venécia, município da região

Noroeste do estado, no dia 10 de novembro e ficou surpreso com os animais, que têm as unhas alongadas.

A médica veterinária Luciana Zetun, da Seção de Epidemiologia e Análise de Risco do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) explicou que o crescimento é das unhas e que o fato de ter mais animais com a mesma deformação pode indicar problemas hereditários.

“O ambiente em que os animais vivem, seu manejo e alimentação podem propiciar a formação de deformações na pisadura ou deformações ortopédicas que propiciam o crescimento exacerbado das unhas”, pontuou.

Foto: Roberto Martins/ Polícia Militar Ambiental)
Foto: Roberto Martins/ Polícia Militar Ambiental)

Moradores encontram jacarés em ruas do estado

Neste ano, moradores de várias partes do estado encontraram jacarés em ruas. Um dos casos mais curiosos aconteceu no bairro Feu Rosa, na Serra, em 26 de outubro, quando um jacaré-de-papo-amarelo foi encontrado na portaria de um prédio. Segundo um funcionário, os moradores ficaram assustados. A Polícia Ambiental recolheu o animal.

Outro caso aconteceu em 5 de novembro, quando outro jacaré foi encontrado na calçada de uma escola, no bairro Vale Encantado, em Vila Velha. O animal foi capturado pela polícia e solto em local adequado em Cariacica.

Ainda em novembro, no dia 17, um filhote de jacaré-de-papo-amarelo foi encontrado por moradores em uma rua do bairro Colmex, em São Mateus. De acordo com a Polícia Ambiental, é comum o aparecimento desses animais em áreas urbanas quando há chuvas que provocam transbordamento de rios e lagos.

 

Gato-mourisco é fotografado pela primeira vez no estado

(Foto: Terence Jorge Ramos/ Iema)
(Foto: Terence Jorge Ramos/ Iema)

Um gato-mourisco, popularmente conhecido como jaguarundi, foi encontrado no Parque Estadual de Itaúnas, segundo divulgado pela Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), no início de setembro. Foi a primeira vez que esse animal foi fotografado no local. O registro foi feito por um funcionário do instituto.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o jaguarundi é uma espécie vulnerável, ameaçada de extinção. Ele pode ser encontrado em ambientes diversos, como áreas florestais e regiões de caatinga. O animal costuma viver próximo à beira de rios ou lagos, mas também são encontrados em lugares secos, de vegetação aberta.

Algumas curiosidades: o gato-mourisco é estritamente carnívoro, ou seja, se alimenta apenas de outros animais. Além de ser solitário.

Vídeo mostra resgate de gato preso em amortecedor de carro

Um filhote de gato ficou preso na mola do amortecedor de um veículo, em 3 de abril. O caso aconteceu no Centro de Marilândia, na região Noroeste do Espírito Santo e foi registrado por funcionários de uma loja localizada perto de onde o carro estava estacionado.

“Quando estacionei, percebi um barulho estranho, um miado. Cheguei a comentar com uma colega, dizendo que o carro estava fazendo um barulho esquisito, que não era normal. Depois os meninos da loja me procuraram e disseram que tinha um gato preso no meu carro”, contou a dona do veículo, Maria Gonçalves Araújo.

O resgate foi feito pelos próprios funcionários da loja, que registraram toda a ação.

(Foto: Divulgação/Polícia Ambiental)
(Foto: Divulgação/Polícia Ambiental)

Cervos são encontrados no interior do estado

Em 2013, vários cervos foram encontrados por moradores de cidades no interior do estado, sobretudo em áreas rurais. Um dos casos aconteceu em fevereiro, quando um produtor encontrou um filhote em sua lavoura de café, no município de Itarana. O animal, com pouco mais de 1 kg, foi resgatado, aquecido e conduzido para o Projeto Cereias, em Aracruz.

Outro caso aconteceu em março, quando um cervo adulto foi atacado por cães e ficou ferido em Alfredo Chaves, região Serrana. Na época, o animal foi encaminhado para um zoológico particular em Marechal Floriano, para se recuperar.

Ainda no mês de março, outro animal, desta vez um veado catingueiro – que é uma espécie de cervo – foi encontrado ferido por moradores de Santa Teresa. Segundo os policiais, esse tipo de animal está com a população cada vez mais reduzida devido ao desmatamento e a caça, principalmente pelo cão doméstico.

 

Bicho-preguiça para o trânsito em estrada de Linhares

(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)

 

Um bicho-preguiça parou o trânsito em uma estrada de Jataipeba, localidade de Linhares, no Norte do Espírito Santo, na tarde de 3 de novembro. Mais de seis carros pararam para que o animal pudesse atravessar a via, de um lado da mata para o outro.

Segundo um biólogo da região, o bicho-preguiça atravessava a estrada para buscar a fruta embaúba do outro lado da pista.

Os motoristas se surpreenderam com a travessia, mas esperaram para não machucar o animal, que corria grandes riscos de ser atropelado. Uma equipe da TV Gazeta estava a caminho de uma reportagem e fez imagens do animal, que seguiu para a mata depois da travessia.

 

Capivara fica presa em bueiro em Santa Maria de Jetibá

Uma capivara ficou presa em um bueiro no Centro do município de Santa Maria de Jetibá, na região Centro Serrana do estado, em 6 de novembro. De acordo com a Polícia Ambiental, a capivara, macho, pesava mais de 36 quilos. De acordo com populares, o animal estava na rua e atraiu a atenção dos populares que passavam pelo local. Ele ficou assustado e se afugentou em uma canaleta de escoamento de águas pluviais e acabou ficando preso na tubulação.

O resgate foi feito pela Policia Militar Ambiental. O animal foi levado para o Horto Municipal, local de mata e lagos.

A polícia informou que habitats das capivaras são variados, mas elas têm certas preferências em relação aos espaços onde vivem. Elas dependem da proximidade com o lagos, rios, áreas pantanosas ou manguezais. Também precisam de terra firme para dormir, preferencialmente com vegetação densa que sirva de abrigo.

 

 (Foto: Luis Felipe Mayorga/Ipram)
(Foto: Luis Felipe Mayorga/Ipram)

Pinguim solto no Espírito Santo é encontrado no Uruguai

Em março de 2013, uma notícia animou pesquisadores do Espírito Santo. Um dos pinguins-de-magalhães reabilitados no estado, solto em alto mar no litoral capixaba pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) no dia 4 de outubro de 2012, foi encontrado na Praia de La Coronilla, no Uruguai, mas sem vida.

Apesar da ave não ter resistido, a informação foi recebida com entusiasmo, por ser uma resposta positiva sobre as solturas realizadas.

“No mar, possivelmente enfrentou manchas de óleo, redes de pesca, predadores naturais, escassez de peixes, tempestades e lixo lançado pelo ser humano. Por alguma razão desconhecida, morreu no Uruguai e foi encontrado na praia, gerando informações que beneficiarão os esforços de conservação de muitos outros pinguins no futuro”, explicou o veterinário Luis Felipe Mayorga.

 

Elefante marinho de 60 kg é resgatado em praia de Aracruz

(Foto: Leandro Tedesco/TV Gazeta)
(Foto: Leandro Tedesco/TV Gazeta)

 

Um elefante marinho foi resgatado na Praia dos Padres, em Aracruz, no início do mês de novembro. O mamífero pesa cerca de 60 quilos e é um macho, quase adulto, segundo veterinários. Ele foi apelidado de ‘Zoiúdo’ pela equipe, por ter os olhos grandes.

Por acreditarem que a situação e o crescimento adequado do animal inspiravam cuidados especiais, ele foi encaminhado a um centro especializado para a espécie, em Ilhéus, na Bahia. Especialistas informaram que os elefantes marinhos podem chegar a cinco metros de comprimento e pesar até uma tonelada.

O animal foi levado de avião para a Bahia e, segundo veterinários, todos os cuidados necessários foram tomados para que a viagem não estressasse o elefante marinho.

 

 

(Foto: Divulgação/ Batalhão de Polícia Ambiental)
(Foto: Divulgação/ Batalhão de Polícia Ambiental)

Tamanduá-mirim é encontrado em telhado de casa

Um tamanduá da espécia “mirim” foi capturado pela Polícia Militar Ambiental (BPMA) em uma residência de Bom Jesus do Norte, Sul do Espírito Santo, em 14 de novembro. Segundo a polícia, o animal foi encontrado por um morador no telhado de sua casa.

O dono da residência no bairro Silvana, um pedreiro de 47 anos, contou que percebeu uma movimentação estranha, já que seus cachorros não paravam de latir. Ao sair, viu o mamífero. O BPMA informou que a espécie não está ameaçada de extinção, mas devido ao desmatamento, sua população vem diminuindo.

Ainda segundo os militares, o tamanduá pesava em torno de cinco quilos e era uma fêmea. Ele foi recolhido, avaliado e solto na mata do Parque Municipal Padre Ênio Fazolo dos Reis, no município de Guaçuí, na mesma região.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo