EnglishEspañolPortuguês

Projetos da Petrobras preservam 28 espécies de animais nativos no Brasil

30 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Patrocinadora de 124 projetos sociais e ambientais no bioma amazônico, a Petrobras comemorou, neste domingo (29), o Dia Internacional da Biodiversidade com resultados expressivos na região com a maior biodiversidade do planeta. Em seis anos, a companhia investiu R$ 1,9 bilhão em projetos ambientais e sociais em todo o País, sendo R$ 110,8 milhões em 124 iniciativas na Amazônia.

No período, estas iniciativas promoveram a proteção de 28 espécies de animais nativos. Além disso, beneficiaram mais de 110 mil pessoas, em atividades de educação ambiental e geração de renda. Os projetos Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), Pacto das Águas e Encauchados Vegetais da Amazônia estão entre os destaques.

O Projeto Aquavert, do Instituto Mamirauá, tem como objetivo a conservação e o monitoramento de espécies nativas ameaçadas de extinção nas Reservas Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões, no Amazonas, somando uma área de mais de 3 milhões de hectares.

A iniciativa conta com patrocínio da Petrobras desde sua criação, em 2010, e seu trabalho nas áreas de proteção garantiu o nascimento de aproximadamente 42 mil filhotes de quelônios e o monitoramento de mil tartarugas-da-amazônia, espécie mais ameaçada da região.

Além disso, pesquisadores marcaram e monitoraram 40 fêmeas de jacaré-açu e reabilitaram dez filhotes de peixes-boi amazônicos, sendo que três deles serão devolvidos à natureza ano que vem. Em uma expedição no Rio Purus, eles avistaram 1.640 golfinhos da espécie tucuxi e 528 botos vermelhos, descobrindo que este é um dos principais pontos de concentração de golfinhos na América do Sul.

Ao todo, o projeto envolveu 6 mil pessoas em atividades de educação ambiental, pesquisa e tratamento de animais.

Fonte: D 24 AM

Você viu?

Ir para o topo