EnglishEspañolPortuguês

Cresce abandono de animais em Juiz de Fora (MG) em período de férias

30 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Canil Municipal está com 400 animais (Foto: Reprodução/TV Integração)
Canil Municipal está com 400 animais
(Foto: Reprodução/TV Integração)

No período de férias, o número de cães no canil municipal de Juiz de Fora aumenta cerca de 50%. Hoje, o local está abrigando mais de 400 animais. Isso ocorre porque muitos são abandonados nas ruas pelos tutores, que, muitas vezes, não têm com quem deixá-los. Essa prática é contra a lei.

No entanto, nem todos os cães abandonados são recolhidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). “O departamento recolhe animais que oferecem risco à sociedade, que está em uma praça, que está avançando nas pessoas, cadelas no cio ou com filhotes, ou animais com doenças transmissíveis”, explicou o diretor do Demlurb, André Zatorre Medeiros.

Abandono e maus-tratos a animais são crimes previstos em lei. A punição para essa prática é a prisão em flagrante, sendo que o infrator pode responder a um processo criminal.

A orientação do Demlurb é deixar os animais com parentes ou vizinhos ou em hotéis. “O animal está acostumado ao ambiente familiar. Quando está no rua, ele fica mais suscetível a ser atropelado, a ser ferido, a não se alimentar corretamente”, comentou.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo