EnglishEspañolPortuguês

Saiba como dar banho em gatos

29 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Higiênicos por natureza, os gatos são animais que se lambem constantemente para retirar a sujeira de seus pelos e manter-se limpos. No entanto, esse hábito dos felinos não é o suficiente para que sua higienização seja completa, e medidas adicionais devem ser praticadas para que um bichano possa levar uma vida saudável e longe de problemas.

Embora haja uma crença mundial que denomina os gatos como animais que têm pavor de água, esta crença não é completamente real; já que, quando acostumados desde filhotes, os animais não apresentam problema algum com a água – havendo raças específicas – como a do Turkish Van, apelidado de “Gato Nadador” – que adoram esse contato.

Independentemente do nível de aceitação do felino à água, os banhos tradicionais são fundamentais para manter a saúde dos gatos, removendo o acúmulo de sujeira na pelagem do animal e evitando o desencadeamento de problemas de pele, como dermatites e descamações, entre outras.

A recomendação para os tutores de felinos pouco acostumados com banhos é a de procurar por um estabelecimento que preste este tipo de serviço, pois o animal pode ter reações agressivas diante da situação, e quem realiza esse tipo de serviço é mais preparado para lidar com a situação. No entanto, os gatinhos mais tranquilos podem ser higienizados dentro de casa, bastando que seu tutor tenha em mãos os produtos especialmente desenvolvidos para a limpeza do animal (como sabão, xampus e condicionadores), além de muita paciência.

Antes de começar o processo, é recomendado que os pelos do animal sejam desembaraçados com uma escova e que o tutor do animal prepare o local para o banho, juntando todo tipo de produto que será utilizado e certificando-se de que a água para o banho não está fria ou quente demais.

Treinar algumas técnicas de contenção do animal também é importante antes de começar o banho (já que o animal pode reagir e tentar fugir), e colocar um pedaço de algodão nos ouvidos do gato também é importante para impedir a entrada de água na região (que pode causar problemas como a otite).

Feito isso, o banho pode começar, e o animal deve ter seu corpo inteiro bem molhado e ensaboado para garantir uma limpeza completa – lembrando que as instruções de uso de cada produto são diferentes, e devem ser devidamente seguidas durante o processo. Depois de um enxágue abundante, é necessário secar o animal com uma toalha grande e macia (evitando que ele seja atingido por correntes de ar enquanto estiver molhado) e, caso o bichano seja bastante calmo, o uso de um secador de cabelos por ajudar muito a secar a pelagem.

Fonte: Terra Notícias

Você viu?

Ir para o topo